playlist Music

quinta-feira, 24 de março de 2022

BILL FRISELL / JULIAN LAGE / GYRAN RILEY - JOHN ZORN: VIRTUE (Tzadik)

Em “Virtue”, derivada exclusivamente das composições de John Zorn, os guitarristas Bill Frisell, Julian Lage e Gyan Riley colocam um galardão na delicadeza, melodia e lirismo, enquanto convocando um trabalho reminiscente de “The Guitar Trio” de John McLaughlin, Al Di Meola e Paco De Lucía.

A comparação é imediatamente aparente na evocativa abertura de “Juliana”, inspirada em Julian of Norwich, uma abadessa do Século XIV e uma das fundadoras do misticismo cristão. Os três guitarristas vêm à tona com deslumbrante virtuosismo neste labirinto intricado de arpejos sobre passagens coloridas e no terreno do tempo de parada. Em contraste, a dissonância, uso dramático do espaço e técnicas alargadas em “Visiones” e “Infernal Night (Sin Is Behovely) ”, relembra o LP solo de Bola Sete, “Ocean”, de 1975. O rubato “Divine Revelations” é uma exploração mais ilimitada de um entonação e textura de um trio solidário, e a suavemente meditativa “Per Amica Silencia Lunae” exibe incomum sensibilidade e um misterioso pensamento de grupo. Para acessibililidade completa, entretanto, não há nada mais esperançosa e contagiante que “Conveniens”. Trabalho compacto do grupo, habilmente executado com elegância e gosto impecável por parte do time de instrumentistas.

Faixas: Virtue: Juliana; Apart From The World; Visiones; Conveniens; Divine Revelations; Per Amica Silencia Lunae; The Hazelnut; An Orb-Like Canopy Of Gentle Darkness; All Shall Be Well; The Ground Of Our Beseeching; Ancrene Wisse; Infernal Night (Sin Is Behovely). (46:25)

Músicos: Bill Frisell, Julian Lage, Gyan Riley, guitarra.

Fontes:  Bill Milkowski (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: