playlist Music

terça-feira, 15 de março de 2022

DAN WILSON - VESSELS OF WOOD AND EARTH (Brother Mister Productions/ Mack Avenue BRO4001)

Para aqueles não familiarizados com o guitarrista e compositor Dan Wilson, “Vessels Of Wood And Earth” oferece uma esplêndida introdução. Embora seja o seu terceiro disco como líder, é seu primeiro no selo butique de Christian McBride. Sintonizando o calor, vibrações comoventes de Wes Montgomery e George Benson, Wilson se especializa em bop post-Motown , que varia dentro do jazz incrementado pelo r&b, que vem sem esforço, mas prova dificuldade para realizá-lo com um forte senso de individualidade e modernidade. Porém, com seu senso confiante de suíngue, improvisações melódicas e a entonação magnética da guitarra, Wilson triunfa.

Quando interpretando standards clássicos do soul e jazz, Wilson adota decisões inteligentes. Ele sabe como modernizar sem permitir ambição furiosa escala estrutural. No caso em ponto: sua reimaginação cativante em “Birds Of Beauty” de Stevie Wonder, uma canção que originalmente é um balanço saltitante de samba. O baterista Jeff “Tain” Watts e o baixista Marco Panascia devolvem o balanço original com uma deslizante, quase uma pulsação de batida quebrada do jazz, enquanto o acompanhamento do piano de Christian Sands retém muito do sentimento original brasileiro. Em cima, Wilson desvenda improvisações melódicas curvilíneas com breves rajadas, igualmente, de improvisações encantadoras de Sands.

O álbum contém alguns originais impressionantes, também, como “Who Shot John”, com toque afro-latino, e o ritmado “The Reconstruction Beat”, no qual Wilson e a seção rítmica esgueira-se em fragmentos de “Soul Power” de James Brown. Realmente, este lançamento esperto e mundano sinaliza a chegada de um moderno guitarrista de jazz, que compreende o valor permanente de uma música com bom sentimento.

Faixas : Vessels Of Wood And Earth: The Rhythm Section; Birds Of Beauty; The Reconstruction Beat; Vessels Of Wood And Earth; Who Shot John; After the Rain/Save The Children; Inner City Blues; Juneteenth; Cry Me A River; James; Born To Lose. (66:31)

Músicos Dan Wilson, guitarra; Christian Sands, piano (1–5, 7–9), sintetizadores (2), órgão (7); Marco Panascia (1–9), Christian McBride (10), baixo; Jeff “Tain” Watts, bateria (1–9); Joy Brown, vocal (6,7, 9).

Fonte: John Murph (DownBeat)  
 

Nenhum comentário: