playlist Music

quarta-feira, 2 de março de 2022

JAKOB BRO - UMA ELMO (ECM 2702)

A evolução de Jakob Bro de acompanhante para artista solo, com visão, continua com passo acelerado em “Uma Elmo”, o quinto álbum do guitarrista dinarmaquês pela ECM. Para este luminoso trabalho, gravado em Lugano, Suíça, Bro com singular e simpático trio: uma unidade sem baixo com o notável trompetista norueguês Arve Henriksen e o baterista espanhol Jorge Rossy. Como deve ser esperado, é uma mistura de talento e capacidade artística, a soma do efeito é abundante com etérea e graça fluída, como se evocando o título da abertura, “Reconstructing A Dream”.

O programa do álbum livremente investiga a vida de Bro, musical e de outras coisas. Suas simples músicas inéditas que afetam—como a condimentada com atonalidade “Beautiful Day”—servem como estruturas flexíveis para os tratamentos com espírito aberto do trio e remontam aos seus dias em Berklee nos anos 90. Movendo-se para o presente, ele alude à sua vida atual como pai de duas crianças pequenas em “Housework”, a peça com a abrangência mais livre do álbum.

Uma das músicas do repertório de “Uma Elmo” também homenageia grandes jazzistas do passado. Bro acompanhou, incluindo uma conexão substancial como sua influência primária, o baterista/compositor Paul Motian, em “Reconstructing A Dream” e “Slaraffenland”. Outro trabalho de acompanhante de nota foi com o saxofonista alto Lee Konitz, que, inadverditamente, deu a Bro o título para sua bela balada “Music For A Black Pigeon”.

Alguma coisa, talvez, ausente neste álbum em movimento esteja em Bro como um solista. Em vez disto, o guitarrista flexiona seus talentos consideráveis como compositor e textualista equipado com uma paleta discreta de efeitos.

Faixas: Uma Elmo: Reconstructing A Dream; To Stanko; Beautiful Day; Morning Song; Housework; Music For Black Pigeons; Sound Flower; Slaraffenland; Morning Song (Var.) (61:45)

Músicos: Jakob Bro, guitarra; Arve Henriksen, trompete, trompete piccolo; Jorge Rossy, bateria.

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, um dos melhores lançados em 2021 com a classificação de 4 ½ estrelas.

Fonte: Josef Woodard (DownBeat) 

 

Nenhum comentário: