playlist Music

sábado, 16 de abril de 2022

DANIEL CARTER / MATTHEW SHIPP / WILLIAM PARKER / GERALD CLEAVER - WELCOME ADVENTURE VOL. 1 (577 Records)

Quando o multi-instrumentista Daniel Carter, o baixista William Parker e o pianista Matthew Shipp encontraram-se para uma esotérica noite de discussão e música na Tufts University em 2017, o resultado foi “Seraphic Light (AUM Fidelity, 2018) ”. Este programa com três partes improvisadas foi um dos melhores álbuns de improvisação free do ano. Em “Welcome Adventure! Vol. 1”, o trio expande para um quarteto com a adição do baterista Gerald Cleaver. A nova formação traz um som diferente da primeira excursão.

Carter não recebeu o reconhecimento devido para ele, a despeito de trinta anos na cena da parte central de Nova York, tocando com alguns dos melhores músicos da música criativa. Sua história com Parker e Shipp data de décadas. Carter tocou seis instrumentos de sopro em “Seraphic Light”, frequentemente em sequência com entonações alteradas. Em “Welcome Adventure! Vol. 1” ele focou em seu instrumento inicial, o saxofone tenor, bem como no trompete e na flauta. Contando com a presença de Cleaver, as dinâmicas movem-se da expressividade de fluxo livre para um som mais visceral.

O álbum inicia com os treze minutos de "Majestic Travel Agency". Entre os experimentos de Shipp estavam movimentos hard-bop dentro de uma nova direção, uma abordagem que ele e Parker demonstraram em “Nu Bop (Thirsty Ear, 2002) ”. Aqui, a tática é realçada pelo fluxo atencioso das linhas de Carter e graduações do blues. Ele e Shipp ocasionalmente comprometem-se no dar e tomar até Parker passar para o uso do arco no baixo, e a peça dirige-se para um local mais etéreo. A relativamente breve "Scintillate" é uma peça belamente reflexiva, apresentando Carter no trompete, elegantemente interagindo com Shipp. Os vinte minutos do número de encerramento, "Ear-regularities", tem um toque mais livre sem ir ao topo. Em células resumidas, as interações entre Parker e Cleaver são intrigantes como são outras combinações do quarteto.

Este grupo sem liderança era excelente, na estreia, em seu formato de trio, e eles superam a barra fixa em “Welcome Adventure! Vol. 1”. A música é, por turnos, jubilosa, surdinada, inteligente; o quarteto, com toda sua história de conectividade, conduz a empatia sem fórmulas. Shipp, Parker e Carter vêm para o projeto com uma riqueza de habilidades harmônicas generosamente compartilhadas e intercambiadas. Cleaver, em uma turma com os melhores bateristas da avant-garde, contribui em formas que não podem ser superestimadas. Ele não apenas movimenta a música e mantem tudo junto, ele gera e cria com espontaneidade. Há muito sobre “Welcome Adventure! Vol. 1”, que registra um elevado nível emocional. Volume 2 promete ser, apenas, bem-vindo.

Faixas : Majestic Travel Agency; Scintillate; Ear-regularities.

Músicos : Daniel Carter: saxofone, flauta, trompete; Matthew Shipp: piano; William Parker: baixo; Gerald Cleaver: bateria.

Fonte: Karl Ackermann (AllAboutJazz)

 

 

Nenhum comentário: