playlist Music

sexta-feira, 15 de abril de 2022

GARY HUSBAND & MARKUS REUTER - MUSIC OF OUR TIMES (MoonJune Records)

Raramente um título de um álbum foi tão adequadamente descritivo. Em Marco de 2020 o Stick Men, com o convidado especial Gary Husband, iniciou uma excursão ao Japão e à China. Porém, foi cancelada pela pandemia após uma exibição no Blue Note em Nagoya. Pensando rapidamente, eles reservaram um tempo em um estúdio em Tokyo antes dos seus voos para casa, e gravaram estes duetos espontaneamente improvisados.

Husband assume a liderança, tocando um especialmente ressonante Fazioli F212 Grand Piano (também o piano de escolha do grande jazzista, Herbie Hancock). Reuter é ouvido vivamente na eletrônica e nas Touch Guitars AU8. A abertura "Colour Of Sorrow" é uma balada em pesaroso rubato, que estabelece a entonação para este trabalho. Está centrado no piano, com uma variedade de acompanhamento no toque da guitarra: às vezes soando como uma guitarra convencional, às vezes eletronicamente processada em algo irreconhecível. "Across The Azure Blue" soa como pudesse ser tocada em uma catedral: reverente e espaçosa. Também apresenta uma interação mais ativa com aumento do volume dos acordes, um ponto no pedal e contraponto interagindo com o piano.

A música título inicia com a eletrônica de Reuter, que continua a incrementar por baixo do piano de Husband, como uma fantasmagórica orquestra de cordas. "White Horses (for Allan)" é uma dedicação de Husband para seu ex-companheiro de banda Allan Holdsworth. Reuter não tenta um papel comparável, em vez disto opta por um comentário textural na parte do piano. "Illuminated Heart" conclui o trabalho com humor mais otimista. O álbum anterior de Reuter, “Truce (Moonjune Records, 2020) ” o apresentou como um solista apresentado em um trio poderoso, assim os ouvintes devem estar surpresos em ouvi-lo em um papel fundamentalmente solidário. De qualquer modo, a configuração é muito similar à sua antiga colaboração com o pianista Robert Rich.

Porém, não há dúvida que a atmosfera aqui está completamente sintonizada com o humor corrente. Husband e Reuter foram capazes de tocarem juntos em uma sala apenas, antes de vir a ser quase impossível na maioria do mundo. Suas improvisações são uma impressão inicial de um mundo onde músicos já não fazem performances ao vivo, um maior impedimento para a expressão artística e ganhando a vida. Esperançosamente esta situação será resolvida mais breve que mais tarde.

Faixa: Colour Of Sorrow; Across The Azure Blue; Music of Our Times; A Veiled Path; White Horses (for Allan); Illuminated Heart.

Músicos: Gary Husband: teclados; Markus Reuter: guitarra elétrica.

Fonte: Mark Sullivan (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: