playlist Music

quinta-feira, 21 de abril de 2022

RHYTHM CITY - RHYTHM CITY (Autumn Hill)

“Rhythm City”, um álbum do grupo de mesmo nome formado por vigorosos jazzistas de Saint Louis, é menos uma atualização e mais uma rearticulação do fusion. O que começou como uma jam session no estúdio metamorfoseado do tecladista Michael Silverman, passou para algo maior quando o pianista Ptah Williams chegou. Conforme eles começaram a tocar, iniciaram a gravação e “Rhythm City” nasceu.

Foi sua primeira vez tocando juntos, mas o álbum evidencia uma química real. Através de um punhado de jam sessions às Quintas-Feiras, o trio gravou mais de 30 músicas. “Rhythm City” abrange oito delas. Previsivelmente, é Williams, um verdadeiro virtuoso, que assume o centro do palco em diversas faixas. A primeira música que eles gravaram foi o clássico de Freddie Hubbard, “Little Sunflower”, onde Williams oferece um solo motriz, anunciando a presença do grupo. Porém, há outros momentos onde Williams—cujo primeiro nome, Ptah, é uma divindade egípcia responsável pela criação—providencia o revestimento para seus companheiros de banda. Em suas interpretações de “Virgo Rising” de Wayne Shorter, Williams nos traz à frente vigorosa e lentamente, como se a canção estivesse sendo transmutada em uma balada. Porém, então, a intensidade do toque de Silverman e o consistente andamento da convocação do baixo elétrico de Larry Kornfeld fornece alívio e resolução.

Na única peça inédita, “Just Like Us”, o saxofone soprano de Eric Marienthal e o trompete de Randy Brecker providenciam um rápido olhar sobre como uma sessão mais compacta deve soar. No futuro, nós poderíamos ouvir mais desta originalidade. Porém, se a reinterpretação de “Pusherman” de Curtis Mayfield é representativa do que está por vir, há muito para antecipar na reinterpretação de músicas do jazz e além por parte do Rhythm City.

Faixas: Chameleon; Just Like Us; Little Sunflower; Nature Boy; Pusherman; Spain; Virgo Rising; Well You Needn’t. (74:09)

Músicos: Ptah Williams, Michael Silverman, teclados; Larry Kornfeld, baixo; Rob Silverman, bateria; Eric Marienthal (2), saxofone soprano; Randy Brecker (2), trompete.

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, como um dos melhores lançados em 2021 com a classificação de 4 estrelas.

Fonte:  Joshua Myers (DownBeat) 

 

Nenhum comentário: