playlist Music

sexta-feira, 22 de abril de 2022

SYLVIE COURVOISIER / MARY HALVORSON - SEARCHING FOR THE DISAPPEARED HOUR (Pyroclastic)

Apesar de frequentemente vizinho à seção rítmica, piano e guitarra não são tipicamente um bom ajuste para duetos de jazz. Algo como isto tem que fazer a diferença entre um instrumento amplificado eletricamente e algo percussivamente acústico, além do fato de que as vozes íntimas, que favorecem os pianistas, são difíceis na guitarra, enquanto as vozes abertas dos guitarristas não são facilmente transpostas para o piano.

Porém, como Sylvie Courvoisier e Mary Halvorson sugerem em “Searching for the Disappeared Hour”, o maior obstáculo deve ser que poucos guitarristas e pianistas têm a coragem de celebrar suas diferenças. Isto não diz que Courvoisier e Halvorson têm uma visão oposta através de outras coordenadas. Ouvindo-as navegar serpenteando em uníssonos, sublinhando em “Lulu’s Second Theorem” um entendimento mútuo de ímpeto rítmico, enquanto deslizando na linha que elas articulam em “Moonbow”, marca um equivalente virtuosismo tão bem quanto um senso compartilhado de excentricidade rítmica. Estas duas vozes compartilham pouco no caminho do timbre, particularmente quando Halvorson usa sua pedaleira e apenas reforça a estética comum, motivando o compartilhamento delas.   

Halvorson e Courvoisier citaram o álbum “Undercurrent” de Bill Evans/Jim Hall como uma inspiração para o segundo álbum delas em duo, e o registro da importância de “Undercurrent” está refletida, aqui, tanto para a individualidade das suas vozes como para a forma como misturam piano e guitarra. Courvoisier e Halvorson alcançam através das especificidades de suas abordagens a celebração de uma reciprocidade da experiência: de formas melódicas, de estruturas rítmicas e cor harmônica. A maior parte dos momentos prazerosos, entretanto, não vêm quando elas estão na dianteira, mas quando elas estão em comoventes regressos—Courvoisier citando Moonlight Sonata de Beethoven em “Golden Proportion”, Halvorson tocando “Lucy in the Sky with Diamonds” no topo de “Faceless Smears”, porque nos lembra que, entretanto, a radicalização das suas abordagens, que estas duas estão em uma parte ampla de uma tradição em continuidade.

Faixas

1.Golden Proportion 02:54

2.Lulu's Second Theorem 06:16

3.Faceless Smears 05:17

4.Four-Point Play 03:16

5.Moonbow 05:53

6.Torrential 06:58

7.Mind Out Of Time 04:55

8.Party Dress 03:14

9.Bent Yellow 04:48

10.The Disappearing Hour 06:00

11.Gates & Passes 06:03

12.Blizzard Rings 03:46

 Fonte: J.D. CONSIDINE (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: