playlist Music

terça-feira, 31 de maio de 2022

AARON PARKS - LITTLE BIG II: DREAMS OF A MECHANICAL MAN (Ropeadope)

Há um furtivo poder na música de Aaron Parks. Pegue “Friendo”, uma faixa que aparece no início de “Little Big II: Dreams Of A Mechanical Man”. O título sente-se enlevado, e a música inicia com um padrão cíclico de piano/baixo/bateria, que se sente mais rock raíz, que jazz ou funk. Porém, conforme a música evolue, Parks e o guitarrista Greg Tuohey começam com sobreposição de melodias sobre um balanço tenso, a música toma profundidade e configuração, evocando o sentimento contagiante de um amplo sorriso natural.

Muito de “Little Big II” floresce em moda similar. Parks e os membros da sua banda raramente inicia uma faixa com um anúncio estrondoso de suas intenções coletivas. Eles constroem seus argumentos musicais camada após camada, cada elemento deslizando suavemente, discretamente na mistura.

“The Ongoing Pulse Of Isness” inicia com o som de sinos e carrilhões tilintando juntos por um minuto antes do piano de Parks aparecer. O restante do grupo desliza atrás dele e instala o sentimento como uma homenagem, com os olhos vidrados, ao clássico Pat Metheny Group, ancorado pelas linhas aquosas da guitarra de Tuohey. Mesmo a faixa mais agitada com toque de reggae, “Where Now? ”, se desvanece, como se não quisesse ocupar as linhas do baixo e entonações sintetizadas como Stylophone para espantar qualquer um.

Nesta altura, entretanto, a penúltima faixa de “Little Big II”, Parks e sua banda já teriam seus ouvintes sob seus feitiços. Ou, ao menos, desfrutando da calma reconfortante da música e de seu tranquilo vigor, qualidades que são muito necessárias nesta era sem prededentes. Este não deve ter sido o objetivo buscado, mas eles alcançaram a marca, aparentemente, com pouco esforço.

Faixas: Dreams Of A Mechanical Man: Attention, Earthlings; Here; Solace; Friendo; Is Anything Okay?; The Shadow & The Self; The Storyteller; Dreams Of A Mechanical Man; My Mistake; The Ongoing Pulse Of Isness; Where Now?; Unknown. (70:45)

Músicos: Aaron Parks, teclados, vibrafone, sinos, carrilhões, vocal; Greg Tuohey, guitarra; David Ginyard Jr., baixo; Tommy Crane, baterias, percussão.

Fonte: Robert Ham (DownBeat)  
 

Nenhum comentário: