playlist Music

domingo, 22 de maio de 2022

CAROL WELSMAN – DANCE WITH ME

A vocalista e pianista Carol Welsman sempre teve uma afinidade por ritmos latinos e frequentemente incluiu o elemento em sua música. De fato, produzindo um álbum onde o lado latino do jazz é o foco principal, um sonho antigo que ela finalmente cumpre em “Dance with Me”. A música é uma deliciosa excursão no gênero de jazz latino com arranjos que toca em boleros, salsa, chá-chá-chá e mesmo calypso. Um dos principais destaques da gravação e a “peça de resistência", como Welsman manifesta, é o seu dueto como o múltiplo vencedor do Grammy Award , o vocalista latino de Juan Luís Guerra na faixa título da sessão.

Apresentando uma seleção de canções balançantes de estilo latino, a vocalista apresenta adaptações em inglês de canções de compositores latinos tais como Bene More, Justiz Permenio Salazar, Duarte Brito, Pedro Vega e Armando Manzanero. Incluído no conjunto de arranjos latinos um par de inéditas e poucos standards de Jerome Kern e Arthur Schwartz para completar o trabalho.

Para acompanhar este projeto, bastante especial, a líder reuniu um elenco de instrumentistas latinos como o baixista Rene Camacho, o baterista Jimmy Branly, o grande percussionista Joey De Leon e o antigo artista de jazz latino, o saxofonista Justo Almario, tanto quanto trouxe o líder de orquestra e pianista Oscar Hernandez como Diretor Musical.

Os ritmos latinos iniciam expondo estímulo e breve abertura em "You and the Night and the Music", uma canção testada no tempo, apresentando nova percussão e tempos animados de um fantástico arranjo com toque Afro-Cubano. Os ombros mantêm-se movendo-se na seguinte, "A Taste of Paradise", impulsionada pelos solos do tenor de Almario e os magníficos vocais de Welsman. A mais clássica, "Femme Fatale-Amor Fugaz", é uma bela e suave balada, interpretada pela vocalista com muita emoção, conforme ela empresta sua delicada chave para o trabalho ao sensual toque de Almario na flauta em outro destaque do disco.

Os sons do chá chá chá vêm à frente da muito dançável "Time to Dance Cha Cha Cha", acompanhada pelo flautista e vocais de fundo da banda. Falando ou dançando, o arranjo latino do standard destacado de Jerome Kern, "I Won't Dance", vem através de uma interpretação com energia firme com pesada propensão percussiva, que é completamente engajada.

A composição da vocalista, "Revelations", é talvez a única faixa sem um óbvio ritmo latino, preferindo um sentimento mais tradicional. Há duas baladas maravilhosas no álbum, com a palavra "Yesterday" no título. "Yesterday-Como Fue" de Duarte Brito e a gentil "Yesterday I Heard the Rain- Esta Tarde Vi llover" de Manzanero, onde vocaliza as letras de Welsman em Espanhol no profundo final.

A superior vocalista, premiada com a apresentação de um suntuoso vocal, Carol Wesman produz um maravilhoso tributo aos sons latinos, gravando uma mistura de dançantes ritmos afro-cubanos, em temperatura ascendente, e baladas latinas comoventes, fazendo “Dance with Me” um excepcional trabalho musical, seguro para ornamentar uma aclamação crítica e repetidas audições.

Faixas : You and the Night and the Music; A Taste of Paradise; Femme Fatale-Amor fugaz; Dance with Me; Time to Dance cha Cha Cha- Ya llego la hora; Yesterday-Como fue; Island Lullaby; I Think of You- Y hoy como ayer; I Won't Dance; Revelations; Yesterday I heard the Rain-Esta tarde vi llover.

Músicos: Carol Welsman: vocal; Rene Camacho: baixo elétrico; Joey De Leon: congas; Jimmy Branly: bateria; Justo Almario: saxofone.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=LZdg3LEeHJo

Fonte: Edward Blanco (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: