playlist Music

domingo, 8 de maio de 2022

DOUG WEBB - APPLES & ORANGES (Posi-Tone Records)

Mudanças são boas, praticamente todos nos Estados Unidos já ouviu a música de Doug Webb. Ele atuou em numerosos programas de televisão, incluindo Law and Order, Family Guy and The Simpsons, onde ele tocou partes do saxofone em Lisa Simpson. Ele, também, atuou em diversas trilhas sonoras e gravou com artistas em praticamente cada gênero de música, incluindo grandes do jazz, tais como Horace Silver, Freddie Hubbard e Stanley Clarke para nomear poucos.

Webb tem, também, estabelecido uma formidável coleção de trabalho como líder. “Apples & Oranges”, seu décimo álbum para a Posi-Tone, é uma excelente adição para seu catálogo. O álbum inclui uma coleção de composições, majoritariamente, inéditas, combinadas com poucas reinterpretações, apresentando Webb nos saxofones tenor e soprano, Brian Charette no órgão e Andy Sanesi tocando bateria. Há uma plenitude de balanços sérios vindo deste trio coeso.

As seleções em “Apples & Oranges” interpreta uma variedade de estilos de jazz, variando do blues ao bop e a baladas. Webb inclui uma citação de John Coltrane nas notas para o disco, que captura a eclética natureza do álbum. Coltrane descreve como o interesse principal do músico é " dá um retrato ao ouvinte de muitas das maravilhosas coisas, que ele conhece e dá sentido ao universo". Com este álbum, o trio efetivamente mistura os vários estilos dentro de uma unidade coerente. A maioria do álbum apresenta composições inéditas de Webb, que exibe sua habilidade como compositor. Várias faixas têm uma influência definitiva do bebop. A faixa título e "For Steve" oferecem melodias com pulsação segura e forte influência bop.

Há, também, um elemento definitivo do blues no trabalho aqui. A faixa de abertura, "Alexico", por exemplo, apresenta um sólido balanço de jazz blueseiro, que é reminiscente de algumas clássicas gravações de artistas como Lou Donaldson ou Hank Mobley. O trio de órgão de Webb é o perfeito veículo para criação deste tipo de sentimento do blues.

É evidente, entretanto, que uma das principais influências de Webb é John Coltrane. Músicas tais como "Forethought" e "Monkey Face" aparecem um pouco inspiradas por diferentes aspectos da música de Coltrane. "Monkey Face" inclui modulação harmônica apresentado em muitas das gravações de   Coltrane. "Forethought", por outro lado, providencia uma abordagem bastante free jazz, similar ao som de "Sun Ship".

Ao lado das inéditas, “Apples & Oranges” inclui algumas reinterpretações. O tratamento de Webb para a composição de Bruno Martino, de 1960, "Estate" adiciona um excelente toque de bossa nova. O álbum também apresenta versões memoráveis de "Spring is Here" de Richard Rogers e "In a Sentimental Mood" de Duke Ellington. Talvez a interpretação mais estonteante, entretanto, seja a versão do sucesso do The Young Rascals, de 1967, para "How Can I Be Sure".

“Apples & Oranges” oferece uma variedade de estilos que se misturam efetivamente. A velha declaração sobre a comparação maçãs e laranjas foca na ideia de que suas diferenças as mantem à parte. Webb, entretanto, exibe como diferentes estilos podem se mesclar efetivamente. Talvez, haja algo que possamos aprender com isto.

Faixas: Alexico; Monkey Face; Forethought; In A Sentimental Mood; How Can I Be Sure; Coruba; Spring Is Here; Apples & Oranges; Estaté; For Steve

Músicos: Doug Webb: saxofone; Brian Charette: órgão Hammond B3; Andy Sanesi: bateria.

Fonte: Kyle Simpler (AllAboutJazz)

 

 

Nenhum comentário: