playlist Music

terça-feira, 24 de maio de 2022

JOHN DAVERSA QUINTET - CUARENTENA: WITH FAMILY AT HOME (Tiger Turn)

Quando o problema explode e é tempo de esconder-se, cercando-se a si mesmo com amor e uma boa maneira de permanecer forte. Relacionamentos alimentados em casa e pelo coração, frequentemente, providenciam conforto e no caso de John Daversa, inspiração.

O trompetista vencedor do Grammy concebeu este programa de boleros delicados com o pianista Gonzalo Rubalcaba, cuja perícia no estilo vem a ser óbvia, conforme seu instrumento se apresenta. Uma música em tempo lento, que iniciou com uma música de salão de baile espanhola e próspera aqui como um exercício equilibrado, boleros fantásticos e profundos. Liderando um grupo que inclui o baterista Dafnis Prieto, o baixista Carlo De Rosa e o percussionista Sammy Figueroa, Daversa salienta a elegância da forma, arremessa-a uma música de salão de lares latinos, parte da liga que ajudou o elo familiar através de décadas. Melodias compostas por seu pai e avô, dedicadas para a linhagem notável de sua avó, namorados da sua esposa e crianças e mesmo um aceno para os animais doméstico da família criam um brilho sentimental de unidade, que irradia otimismo durante nossa estressante época pandêmica.

“Cuarentena” também oferece uma nova perspectiva dos interesses de Daversa. A maioria dos ouvintes provavelmente o conhece através do brilho de sua orquestra e do seu trabalho travesso no funk-bop, que tem prós e contras. Porém, o intimismo da sua nova gravação é um contraponto sedutor para as peças, ocasionalmente, floridas, que o professor da Frost School of Music, previamente, trouxe à mesa (Embora acessória a qualquer um que rejeita as ideias odiosas de Trump em torno da DACA (NT: Ação Diferida para Chegada de Infância, programa para migrantes, que Trump suspendeu) com uma frenética viagem em parafuso comandada pela orquestra de “Immigrant Song” do Led Zep).

A abordagem do quinteto para estas jóias está no nexo da partilha dos prazeres e coesão sincera. A partir do lirismo do instrumento surdinado do seu líder em “La Bailarina (Para Tatiana)” à agilidade da seção rítmica em “Puppitas (Para Lea Y Maya)” (um aceno ao cão cocker spaniels de Daversa com vigor extra da pintura metronômica de Lea), para o ímpeto do ânimo que marca “#19”, o temperamento deles é o produto de coordenação e tranquilidade. E talento, também. “Oma (A La Madre Divina)” mistura as texturas mundanas do trompete com as ofertas divertidas do  pianista. A erudição de Rubalcaba vem a ser mais óbvia a cada ano, e em “Cuarentena” suas linhas provocativas mantêm a música percolando.

Ressaltando o conceito da gravação há declarações faladas por cada músico, debatendo o impacto pandêmico e a necessidade de tratar com carinho algumas pessoas queridas, proteger os pais, apreender oportunidades e ser grato aos presentes que eles receberam. É um movimento criterioso, promove a personalização de um programa, que é obviamente querido aos seus criadores, e ilustrando em palavras o que a quietude de “Canción De Cuna Para Hara” e a ruminação de “El Último Suspiro” estão tentando se comunicar instrumentalmente. Intenções nobres, finalmente, sugerindo que estamos todos conectados, se ou não compartilhamos as linhagens.

Faixas: With Family At Home: #45; #22; John Daversa: Growing Up In A Musical Family; La Bailarina (Para Tatiana); Oma (A La Madre Divina); Sammy Figueroa Plays For Charlie Figueroa; El Último Suspiro; Soldado Distinquido (Para Sgt. Alvin York); Puppitas (Para Lea Y Maya); Fábrica De Conservas De San Francisco (La Historia De Molly Y Johnny); Gonzalo Rubalcaba: El Estilo De Vida Que Llevamos Es Muy Rápido; #19; Dafnis Prieto: Haciendo La Misma Cosa Que Siempre He Hecho; Un Bolero Para Lola; Carlo DeRosa: Can’t Visit Family; Opus 1 (Escrita Por El Abuelo Austin); Canción De Cuna Para Hara. (68:32)

Músicos: John Daversa, trompete, flugelhorn; Gonzalo Rubalcaba, piano; Carlo De Rosa, baixo; Dafnis Prieto, bateria; Sammy Figueroa, percussão.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=G6dFMtLuBrM

Fonte: Jim Macnie (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: