playlist Music

quinta-feira, 26 de maio de 2022

LEO GENOVESE - SIN TIEMPO (ears&eyes)

Desde que migrou da sua nativa Argentina para os Estados Unidos para estudar em 2001, o tecladista Leo Genovese tem sido um inveterado colaborador, trabalhando, mais famosamente na banda liderada pela baixista Esperanza Spalding, enquanto também trabalhava com pessoas como Tom Rainey, Oscar Feldman e Jason Palmer. Ele realizou um par de gravações como líder, também. Porém, este novo trio formado com o baixista Mariano Otero e com o baterista Sergio Verdinelli, antigos companheiros de sua terra natal, que tocavam com grandes estrelas sulamericanas do pop-rock em adição ao extensivo trabalho em jazz, estão firmemente em modo coletivo. Otero compôs tudo aqui, exceto duas músicas, mas o foco real é finamente sintonizado na harmonia entre os instrumentistas, que habitualmente acelera e resolve tensões como é a jogada mais desfrutável.

Em “Blues” de Genovese, o trio interpreta com ritmo como um gato que persegue um rato sem ajuda. Sobre um lustroso balanço, ainda que idiota —com uma linha de baixo passeando rapidamente, e transfigurando-se em uma sombra para o suingue fraturado da bateria—Genovese revela um contagiante sentimento de soul-jazz. “3 Grooves” uma das diversas performances batizadas pelos golpes do pianista à la Monk, quase como um jogo de vídeo, com novas configurações emergindo como se eles fossem uma correia transmissora, forçando os músicos a se adaptarem. A exploração impressionista de “El Mar” parece ser uma homenagem a Debussy, mas conforme a peça se desenvolve, ela para abruptamente—intencionalmente—como se gravação tivesse acabado, gerando uma espécie de tensão diferente. A sessão inteira transmite um relaxamento no qual, mesmo os temas mais elegantes são grãos a serem moídos pelo moinho da improvisação. Há confiança e jovialidade aqui, que permitem aos músicos se arrastar contra os grãos, alterar o impulso rítmico e pular de volta para a posição natural.

Faixas: Blues; Pato; 3 Grooves; La Memoria; Ciclones; Klimt; El Mar; Chewel; Eastwood. (37:23)

Músicos: Leo Genovese, piano; Mariano Otero, baixos acústico e elétrico; Sergio Verdinelli, bateria.

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, como um dos melhores lançados em 2021 com a classificação de 4 estrelas.

Fonte: Peter Margasak (DownBeat)  
 

Nenhum comentário: