playlist Music

terça-feira, 17 de maio de 2022

MARCIN WASILEWSKY TRIO - EN ATTENDANT (ECM Records

O sétimo álbum do Marcin Wasilewski Trio pela ECM percorre o material de diferentes compositores como J.S. Bach, Carla Bley e The Doors e traz todos juntos em uma embalagem impecável, que também inclui três improvisações criadas espontaneamente pelo grupo. É uma beleza.

O pianista Marcin Wasilewski, o baixista Slawomir Kurkiewicz e o baterista Michal Miskiewicz têm tocado juntos por quase trinta anos, primeiro como Simple Acoustic Trio, depois como o ¾ do quarteto do trompetista Tomasz Stanko, então sob o nome de Wasilewski. É um espetáculo. Os músicos atuam, enquanto passam o bastão um para o outro, às vezes tão frequentemente quanto um compasso ou dois. Poucos grupos poderiam estar juntos por tanto tempo sem conseguir manter suas individualidades, mas de qualquer maneira isto aconteceu.

“En Attendant” inicia com o primeiro dos três grupos de improvisos, "In Motion (Part 1)", que como "Part 11" e "Part 111" gira um pouco entre a reflexão e assertividade. "Variation No. 25" da "Goldberg Variations" de Bach segue. Jacques Loussier, o abençoa. Tampouco é uma radical reimaginação como Cecil Taylor deveria ter trazido a peça. Tempo é estendido e novas ênfases encontradas, mas a linha superior permanece bastante intacta.

A perene "Vashkar" de Carla Bley, gravada primeiro pelo trio de Paul Bley com o baixista Steve Swallow e o baterista Pete La Roca em “Footloose (Savoy) ” em 1963, é similarmente reproduzida e respondida. Mais para imaginar, assim é a moedora desleixada do The Doors, "Riders On The Storm", da Sunset Strip miserabilists em “L.A. Woman (Elektra, 1971) ”. O que virá para Wasilewski, Kurkiewicz e Miskiewicz? A faixa título livre de “In-A-Gadda-Da-Vida (Atco, 1968) ” da Iron Butterfly? “En Attendant” inclui apenas um original pré-composto pelo grupo, "Glimmer Of Hope", previamente ouvida em “Arctic Riff (ECM, 2020) ”, o álbum do grupo gravado com o saxofonista Joe Lovano. Bem intitulada, a canção transmite um brilho interior de Wasilewski, e é bom ouvi-la no formato de trio. No momento, as últimas notas de "In Motion Part 111" se desvaneceram no caminho, apenas em torno de 43 minutos passados (como não deixá-los querendo mais).

Faixas: In Motion Part 1; Variation No. 25; Vashkar; In Motion Part 11; Glimmer Of Hope; Riders On The Storm; In Motion Part 111.

Músicos: Marcin Wasilewski: piano; Slawomir Kurkiewicz: baixo acústico; Michal Miskiewicz: bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=UNXUZMIn8CE

Fonte: Chris May (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: