playlist Music

segunda-feira, 9 de maio de 2022

MARVIN STAMM / MIKE HOLOBER QUARTET - LIVE @ MAUREEN’S JAZZ CELLAR (Big Miles)

Este álbum ao vivo, em quarteto, formado com o flugelhornista Marvin Stamm, com o pianista Mike Holober, com o baixista Mike McGuirk e pelo baterista Dennis Mackrel documenta um antigo trabalho de 2019 no Maureen’s Jazz Cellar em Hudson River, cidade de Nyack, Nova York. Sua beleza reside na sua simplicidade: quatro artistas bem estabelecidos tocando a música que eles amam na intimidade de um clube de jazz por uma audiência apreciativa. Eles comprometem-se com um tipo de dinâmica, interação do momento que é apenas possível entre músicos que atuam juntos regularmente e ouvem cada um proximamente, deixando cada música envolver organicamente conforme eles se antecipam a cada movimento dos outros e reagem para qualquer e todos os sons de surpresa. Todos os quatro instrumentistas elaboram a partir de profundas reservas de experiências de palco e demonstram completo conhecimento do cânone fundamental do jazz. Eles falam a mesma linguagem com fluência notável, e sempre têm apropriadas referências musicais—se séria ou despreocupada—de pronto.

O quarteto atua junto em um suingante tempo médio conforme o programa inicia “Out Of The Night Came You” de Horace Silver, estabelecendo o humor para a noite com o passeio da linha do baixo, um relaxado sentimento suingante, o tempo dobrado no sopro e intercâmbio divertido. O standard “Invitation” inicia com uma improvisação, que chama atenção, através do baixo de McGuirk, uma presença poderosa no álbum que faz uso completo de uma paleta tonal do instrumento e funcionalidades melódicas. Eu encontrei buscando a mim mesmo em cada um dos seus solos, e lá há um bocado para se desfrutar.

Um balanço tradicional conduz o original de Holober, “Morning Hope”, conforme Mackrel impele as rodas com um toque suave e figuras do baixo de McGuirk criam uma contracorrente de sustentação e suspensão. “All The Things You Are” é levada como um rápido jazz waltz, (NT: jazz valsa) com a loucura do piano ritmicamente agressivo de Holober justaposta à melancolia de Stamm, som moderado da variação em tempo médio do flugel. As coisas acalmam um pouco para uma leitura meditativa da balada compenetrada de Silver, “Peace”, e a tomada do grupo em “Funkallero” de Bill Evans, que é uma brilhante travessura post-bop, que enfatiza o fator alegria e, em retrospecto, celebra o sentimento da boa vibração de um ambiente bem-vindo de um clube na era pré-coronavírus.

Faixas: Out of the Night Came You; Invitation; Dear Virginia; Morning Hope; All the Things You Are; Peace; Funkallero.

Músicos: Marvin Stamm: trompete; Mike Holober: piano; Mike McGuirk: baixo acústico; Dennis Mackrel: bateria.

Fonte: Ed Enright (DownBeat)

 

 

Nenhum comentário: