playlist Music

domingo, 26 de junho de 2022

BOB MINTZER & WDR BIG BAND COLOGNE – SOUNDSCAPES (MCG Jazz)

O saxofonista Bob Mintzer, um novaiorquino que deixou a casa anos atrás para ver o mundo, é um professor de Estudos de Jazz na Thornton School of Music da University of Southern California e maestro principal da orquestra de renome mundial, a WDR Big Band in Cologne, Alemanha, com a qual ele gravou “Soundscapes”, uma vitrine luminosa para seu singular talento como compositor, arranjador e solista. Como qualquer um que seja familiarizado com Mintzer— através de gravações com big-band, seu quarteto Yellowjackets ou outros espaços—claramente entende, que encontrará uma via para suingar, se compondo, arranjando, tocando sax tenor ou EWI (instrumento de sopro eletrônico), que ele emprega em três das dez faixas do álbum.

Mintzer também se inclina através de gêneros como o latino, salsa e afro-cubanos, uma predileção exemplificada de "The Conversation", "Montuno" e "Canyon Winds", cujos ritmos irrefreáveis servem como seguros lançamentos de suportes para solistas como Mintzer, o saxofonista tenor Paul Heller, o pianista Billy Test, o trombonista Andy Hunter, a saxofonista alto Karolina Strassmayer e o trompetista Andy Haderer. Em todo lugar, Mintzer compartilha a explosão de Test em "New Look" e "One Music”, Heller em "A Reprieve" and "Whack" e o saxofonista alto Johan Horlen em "Stay Up". Horlen e o trompetista Ruud Breuls estão à frente da bem denominada "Herky Jerky", Strassmayer e Breuls diretamente no final, "VM" (abreviação para Vince Mendoza, um colega na USC e maestro principal da Metropole Orchestra nos Países Baixos).

Mintzer, que escreveu mais que quinhentos arranjos, sabe como faz qualquer banda brilhar, enquanto seduz os ouvidos dos ouvintes, e “Soundscapes” não é exceção a esta regra, iniciando com um suporte de soberbos novos arranjos, "A Reprieve" e "The Conversation" cada uma das quais estabelece um suingante balanço como estabelece um prato a ser servido. A feérica "Stay Up" acelera a força viva antes bem-temperada em "Montuno", diminui a temperatura em "Whack" e deixa Mintzer explorar novas vias sonoras e rítmicas, usando instrumentos de sopro e metais surdinados para moldar um descentralizado, ainda que cuidadosamente fascinante miscelânea, que ele rotula de " funk atonal ". A ritmicamente robusta "Canyon Winds" precede a esperta e angular "Herky Jerky" (baseado em "I Got Rhythm" dos Gershwins), a balada "New Look", a de alta-octanagem "One Music" (composta por Mintzer para o Yellowjackets e adaptados para uma orquestra ampla) e o encerramento com "VM".

Talvez a melhor maneira para descrever “Soundscapes” é dizer que ela representa Mintzer em seu melhor, e que a WDR Big Band ajuda a fazer seu som superior ainda melhor. Isto seria o bastante para excitar o apetite de qualquer entusiasta do jazz.

Faixas: A Reprieve; The Conversation; Stay Up; Montuno; Whack; Canyon Winds; Herky Jerky; New Look; One Music; VM.

Músicos:Bob Mintzer: saxofone; Wim Both: trompete; Rob Bruynen: trompete; Andy Haderer: trompete; Ruud Breuls: trompete; Johan Horlen: saxofone alto; Karolina Strassmayer: saxofone alto; Paul Heller: saxofone tenor; Olivier Peters: saxofone tenor; Jens Neufang: saxofone barítono; Ludwig Nuss: trombone; Raphael Klemm: trombone; Andy Hunter: trombone; Mattis Cederberg: trombone; Billy Test: piano; Stefan Rey: baixo; Hans Dekker: bateria; Marcio Doctor: percussão.

Fonte: Jack Bowers (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: