playlist Music

segunda-feira, 13 de junho de 2022

CARLA MARCIANO - PSYCHOSIS - HOMAGE TO BERNARD HERRMANN (Challenge Records)

De toda a música que deve encantar os ouvidos de uma criança, os melancólicos e frequentemente temas premonitórios concebidos pelo compositor de trilha sonora, Bernard Herrmann, pareceria ser o extremo da linha. No entanto, para uma jovem garota em Salerno, Itália, esta é a música que a saxofonista Carla Marciano se diz "deslumbrada" com seus sentidos, como tem que ser. Por esta razão Psychosis, é uma saudação fervorosa para Herrmann na qual seus arranjos para os filmes foram comprimidos de uma orquestra completa para um quarteto—Marciano, o pianista Alessandro La Corte, o baixista Aldo Vigorito e o baterista Gaetano Fasano.

O título do álbum deriva não apenas da abordagem incomum de Herrmann para sua arte, exceto o fato que ele marcou diversos filmes dirigidos por Alfred Hitchcock incluindo o clássico de 1960, Psicose (os outros incluem Marnie e Vertigo, cujos temas são reproduzidos aqui). A banda também revisita os arranjos de Herrmann para Taxi Driver e Twisted Nerve antes de encerrar com outro tributo, o único para John Williams através de "Hedwig's Theme" de Harry Potter, arranjado pelo pianista La Corte.

Enquanto Marciano e seus companheiros alcançam altas marcas pelo seu ardor e criatividade, está não é uma música que seja normalmente fácil de aceitar e aquecer. Em outras palavras, é bem mais facilmente digerida, quando acompanhado por cenas de filmes, que salientam sua proposta. As linhas melódicas, algumas das quais devem despertar memórias nas quais são familiares com seus filmes de origem, permanecem convincentemente intactas, servindo, mais ou menos, como um familiar ponto de partida. Desde então, a ênfase passa para a maior parte das improvisações de Marciano, enquanto ela soa tecnicamente, seus voos pomposos exagerados e estridentes, às vezes claramente com um sabor conquistado. Enquanto isso, La Corte, Vigorito e Fasano, talvez bastante consciente, que eles estão substituindo uma orquestra, tentam, de forma bastante firme, soar como uma, considerando que um toque mais leve deve ser suficiente.

Os temas de abertura, "Taxi Driver" e "Marnie", são razoavelmente tranquilos e melodiosos, após o prelúdio, o tema de "Twisted Nerve" impulsiona a turbulência. La Corte introduz o tema, relativamente, bem conhecido de "Psycho", cujo tempo a meio caminho muda as marcas do tempo da seção mais jazzista do álbum, na qual Marciano mantém controle completo da sua inclinação para apitar e estridência antes de Fasano enquadrar um solo mais medido. "Vertigo" é severo e assombroso, a "Scene d'Amour" mais leve e mais lírica (a despeito de mais histerismo de Marciano), "Harry Potter" animada, mas desalinhada. Uma sincera , frequente e convenientemente enervante homenagem a Herrmann.

Faixas: Theme from "Taxi Driver" (Betsy's Theme); Theme from "Marnie (Prelude); From "Marnie" to "Twisted Nerve"; Theme from "Twisted Nerve" (Theme and Variations); Theme from "Psycho" (Prelude); Theme from "Vertigo" (Prelude); Theme from "Vertigo" (Scene D'Amour).

Músicos: Carla Marciano: saxofones alto e sopranino; Alessandro La Corte: piano e teclados; Aldo Vigorito: baixo; Gaetano Fasano: bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=xxy4brXUVm0

Fonte: Jack Bowers (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: