playlist Music

terça-feira, 14 de junho de 2022

CHET DOXAS – YOU CAN´T TAKE IT WITH YOU (Whirlwind Recordings)


 O saxofonista tenor Chet Doxas esteve obtendo atenção em anos recentes por colaboração com músicos proeminentes tais como Dave Douglas e Carla Bley. Neste álbum, ele explora suas próprias composições, formando um trio com mais dois parceiros, o pianista Ethan Iverson e o baixista Thomas Morgan. A música de Doxas, aqui, cai em dois estilos gerais, peças mais ousadas com inflexões de blues reminiscentes de trios de Jimmy Giuffre com Jim Hall ou trabalho mais abstrato onde os três músicos, em papéis complementares para cada um, preferem tocar juntos.

"You Can't Take It With You", "Twelve Foot Blues" e "Up There in the Woods" são todos exemplos do estilo formador, o saxofone tenor de Doxas astutamente move-se em torno e através da interação crescente entre Iverson e Morgan com uma batida passeando no blues em "Take It With You", um ritmo de tango em "Twelve Foot" e uma mistura com balanço rápido em "Woods", onde o saxofone tenor faz uma serenata melodicamente sobre acordes ressonantes do piano.

As peças mais experimentais cobrem um amplo arco sonoro. "Lodestar", dedicado a Lester Young, tem o trio suavemente atuando junto em linhas de nota única. Doxas mantem-se buzinando tranquilamente através da peça, mesmo quando as cordas dedilhadas do piano de Iverson começam a estrondar com seu som. "Part of a Memory" é um abafado bramido do solo de saxofone tenor, que vem a ser mais amplo e estrondoso conforme o baixo e o piano respondem sombriamente. "Cheryl and George", denominada para os pais de Doxas, é uma linha baixa de harmonias uníssonas, consequentemente invadidas por fragmentos do piano tranquilo, enquanto "All the Roads" efetua um som gracioso fora das entonações combinadas do saxofone com acordes impressionistas do piano e do uso do arco no baixo. "The Last Pier" deve algo aos dois campos. Inicia com um floreado romântico do piano respondido por uma linha espirituosa do saxofone. Finalmente, o baixo de Morgan chega, trazendo um sentimento mais sombrio e a música desenvolve um senso de drama. Ao final, a peça assemelha-se às composições barrocas com elementos do blues de John Lewis para o Modern Jazz Quartet.

Chet Doxas exibe seu poder como um saxofonista tenor e seu talento pela experimentação e composição. Suas vigorosas e peculiares ideias, às vezes, evocam os conceitos da Terceira Via de combinar o jazz e a música clássica, e seus parceiros, Iverson e Morgan, soam muitos confortáveis em seguir sua liderança. Este álbum contém, sutilmente, humor e aventura, envolto em uma atrativa embalagem.

Faixas : You Can't Take It With You; Lodestar(for Lester Young); Part of a Memory; Cheryl and George; Twelve Foot Blues; The Last Pier; Soapbox; Up There in the Woods; All the Roads; View from a Bird.

Músicos : Chet Doxas: saxofone; Ethan Iverson: piano; Thomas Morgan: baixo acústico.

Fonte: Jerome Wilson (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: