playlist Music

quarta-feira, 22 de junho de 2022

HELEN SUNG – QUARTET + (Sunnyside)


 Em todo “Quartet+”, há uma clareza no papel de Helen Sung como líder. Se através das suas próprias composições ou aquelas de Marian McPartland, Geri Allen ou Carla Bley, Sung está diretamente envolvida em sua visão musical, na qual ela busca reunir o seu grupo com o Harlem Quintet , que é responsável pela adição do sinal de mais no título do álbum. Ele não poderia estar mais claro lá, tampouco.

A doce navegação em sua tomada em “Mary’s Waltz” de Mary Lou Williams é um destaque. O baixo de David Wong está emocionante em seu solo, mas é a condução da música por parte do Harlem Quartet que cria uma suave aterrisagem, e que realmente gira as cabeças. “Time Loops” de Sung passeia e corre como se estivesse contando as estórias da América que Aaron Copeland não tivesse imaginado. John Ellis está ardente e ebuliente. Kendrick Scott está em sua usual explosividade, particularmente no enceramento desta faixa. “Wrong Key Donkey” é deliciosamente desajeitada e soa tão animada para realizar tudo através dos truques da composição de Sung.

A aventura de Helen Sung é mesclar um clássico quarteto de cordas com seu quarteto de jazz, e ela encontra exatamente o balanço que ela buscou: a combinação vigorosamente perfeita da forma improvisadora com a estrutura das cordas para encontrar uma diferente espécie de dinamismo. Claro, esta espécie de combinação não é qualquer instrumentação, mas Sung encontra um caminho para sua coletânea de composições, seus próprios originais e de outras compositoras femininas, que ela está celebrando. Todos trabalham claramente juntos.

Faixas: Feed The Fire; Mary’s Waltz; Coquette; Elegy For The City; Time Loops; Elegy: A Grand Night For Swinging; Long Yellow Road; Wrong Key Donkey; Melancholy–Kaleidoscope; Lament For Kalief Browder; Sungbird; Reprise: A Grand Night For Swinging. (65:46)

Músicos: Helen Sung, piano; John Ellis, saxofone tenor (1, 5–8), saxofone soprano (11, 13) & flauta (2–4); David Wong, baixo; Kendrick Scott, bateria; Ilmar Gavilan, violino I; Melissa White, violino II; Jaime Amador, viola; Felix Umansky, cello.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=QicQDyn_zso 

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, como um dos melhores lançados em 2021 com a classificação de 4 ½ estrelas.

Fonte: Anthony Dean-Harris (DownBeat)  




Nenhum comentário: