playlist Music

quinta-feira, 9 de junho de 2022

HOT HEROS/IRO HAARLA – VODJANOI (Karkia Mistika Karmi)

A menos que você tenha gasto um pouco de tempo em Pori, Finlandia, você, provavelmente, não está familiarizado com a furiosa improvisação free do trio Hot Heros.

Vodjanoi, uma primeira colaboração em estúdio com o pianista firmemente lírico, Iro Haarla, estende-se em paisagem Nórdica sobressalente e foco profundo conhecido por seu fogo frio e melodias folclóricas em câmara lenta. Neste território hipnótico, Haarla e os Heros evocam espíritos vagueantes, incluindo o tritão honorário finlandês, uma sereia, um lobo uivante e um urso dançante. Como esta não é uma coloboração entre um trio de piano com um instrumentista de sopro convidado, mas é preferencialmente uma banda com um tenor-baixo-bateria abrigando um pianista, Haarla funciona mais como um igual, um solista linear do que como um harmonizador. Seus ritmos são também significantemente menos orientados pelo jazz do que em outras gravações, e o trio é menos furioso que o usual, e se adequa ao tranquilo mistério do projeto. O resultado é, todavia, mais determinado que a maior parte do jazz nórdico.

O saxofonista Sami Sippola expele um som gutural e blueseiro na bela canção título em estilo folk-jazz e na aguda abertura comandada pelas escovas e tambores, “Kuulin Suden Ulvovan”, enquanto também mergulha, confortavelmente, em uma apaixonada pulsação em 6/4 à la Coltrane em “Niin On Kehto Tyhjillään”. O baixista Ville Rauhala toca com uma deslumbrante entonação clara em “Karhuntanssi”, com Haarla tocando notas como sino atrás dele, e evoca a tristeza como um cello em sua própria “Por Qué Tu Sonrisa Me Mata”. A única composição de Haarla aqui, “Kullankaivajan Blues”, tão bem quanto na de encerramento, “Vedenneito”, exibe sua misteriosa habilidade à la Paul Bley para permanecer centrado e focado na difusão e na livre atmosfera.

Faixas: Kuulin Suden Ulvovan; Karhuntanssi; Kullankaivajan Blues; Niin On Kehto Tyhjillään; Por Qué Tu Sonrisa Me Mata; Murmansk; Vodjanoi; Vedenneito. (61:10)

Músicos: Iro Haarla, piano; Sami Sippola, saxofone tenor; Ville Rauhala; baixo; Janne Tuomi, bateria.

Fonte: Paul de Barros (DownBeat)  
 

Nenhum comentário: