playlist Music

sábado, 18 de junho de 2022

SYLVIE COURVISIER TRIO - FREE HOOPS (Intakt)

No terceiro álbum do seu soberbo trio, a pianista Sylvie Courvoisier contrabalança seu rigor composicional e élan improvisador com resultados impressionantes. Cada uma das suas nove composições abraça uma ideia específica, todas amarradas por uma particular homenagem, e seus fãs as processa a partir daí, alçando voo graças às conexões que ela desenvolveu com o baixista Drew Gress e com o baterista Kenny Wollesen. A composição título, por exemplo, foi escrita para um antigo parceiro—na vida e na música— o violinista Mark Feldman, e ela expõe seu tema como uma corrida de obstáculo, que foi inspirada pela “misteriosa figura que ela toca”. Realmente, a composição lança-se, ansiosamente, com golpes flamejantes e frases ascendentes e descendentes meticulosamente esculpidas por todo o grupo, antes de iniciar, com elegância, uma amostra contínua com ecos de Ahmad Jamal.

Aproximadamente, todas as peças, primorosamente empacotadas aqui, em tais detalhes mutantes, como na balbuciante “Lulu Dance”, onde Gress, habilmente, se afasta do tema em ciclo com aparente espontaneidade, mas, completamente, com apartes marcantes, e no balanço felino (a peça foi composta para seus gatos) vem para deter um momento quixotesco da concessão mútua de golpes e modulações. Naturalmente, “Just Twisted” composta por John Zorn—que a impulsionou para o formato de um trio em primeiro plano— segue através de numerosos e frequentemente episódios excitados, incluindo uma seção de condução firme, que soa um pouco como o tema investigativo de Henry Mancini. “Birdies Of Paradise” composta para seu baixista ornitologista, é construída como um imaginário canto de pássaro. Courvoisier mimetiza um pica-pau com algum tilintar do interior do seu piano. A despeito das referências, não há nada como pastiche de Free Hoops, que posiciona o grupo como um dos mais excitantes trios de piano em atividade hoje.

Faixas: Free Hoops; Lulu Dance; Just Twisted; Requiem D’Un Songe; As We Are; Birdies Of Paradise; Galore; Nicotine Sarcoline; Highway 1. (53:48)

Músicos: Sylvie Courvoisier, piano; Drew Gress, baixo; Kenny Wollesen, bateria, Wollesonics.

Para conhecer um pouco deste trabalho assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=9dYDJxCsflg

Fonte: Peter Margasak (DownBeat) 

 

Nenhum comentário: