playlist Music

segunda-feira, 25 de julho de 2022

ANDERS KOPPEL – MULBERRY STREET SYMPHONY (Unit Records/Cowbell)

É difícil dizer qual elemento está no projeto e qual está no cerne de “Mulberry Street Symphony”. O trio de jazz formado pelo saxofonista alto Benjamin Koppel (filho do compositor dinamarquês Anders Koppel), o baixista Scott Colley e o baterista Brian Blade e a Odense Symphony Orchestra. Os dois trabalhos em sequência para realizar uma narrativa arrebatadora construída a partir de fotografias de vidas formadas há muito tempo atrás. Uma comunidade realizando momentos baseados em instantes de uma comunidade.

Em seu 32º concerto para solistas e orquestra, que ele descreve como “mais uma sinfonia com solistas”, Anders Koppel estabelece uma interpretação musical de fotos da vida entre imigrantes de Jacob Riis nos anos 1880 em Nova York, lembrando-nos que estas pessoas tinham alma. Koppel compôs para a orquestra, neste caso a Odense Symphony Orchestra conduzida por Martin Yates, mas, amplamente, deixou o trio para seus próprios dispositivos.

Com Benjamin Koppel tomando a liderança, esta suíte flui, passeia e eleva. A linha do baixo de Scott Colley inicia o álbum em “Stranded In The City’’ como uma indicação enraizada nesta música para o balanço que ele estabelece e mantém ao longo do trabalho, apenas tão integral quanto a batida do lendário Brian Blade. “Bandit’s Roost”, no disco dois, tem o melhor deslocamento das posições e desarranjos de elementos que alguém deve ter ouvido todo ano, puxando todos os pontos dos quais este grupo de músicos seja capaz de realizar. Alguém não deve esperar uma série de fotos dos anos 1880s para evocar “stank face NT: Face feia, em tradução livre”, mas obtendo todas estas pessoas juntas nos 140 anos posteriores para fazer música sobre isto apenas para tomar o longo caminho no entorno.

Faixas – Disco um – 1: Stranded in the Strange City; 2: Minding the Baby; 3: Tommy the Shoeshine Boy; 4: Blind Man. Disco dois – 1: The Last Mulberry; 2: Bandit’s Roost; 3: The New House; 4: Encore: Puerto Rican Rumble

Músicos: Benjamin Koppel, saxofone alto; Scott Colley, baixo; Brian Blade, bateria; Martin Yates, maestro; Odense Symphony Orchestra.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=IEY2Gmk7HiI

Fonte:  Anthony Dean-Harris (DownBeat)

 

Nenhum comentário: