playlist Music

sexta-feira, 1 de julho de 2022

DAVE DOUGLAS – SECULAR PSALMS (Greenleaf Music)

O trompetista Dave Douglas trabalhou com temas religiosos no passado, notavelmente em “Be Still (Greenleaf Music, 2012) ”, e ele voltou ao domínio neste abrangente álbum de 2022. A música é uma suíte contratada pela cidade de Ghent, Bélgica, para comemorar o 600º aniversário da criação de uma peça de altar para sua Catedral St. Bavo. Para esta ocasião, Douglas reuniu um grupo de jovens músicos europeus junto à cellista Tomeka Reid que, por causa da pandemia, tinham gravado suas participações das cidades, Ghent, Amsterdam e Chicago. Juntos eles criaram música que trouxe elementos de canções folclóricas medievais, compositores do Século XV, missa em latim e moderna improvisação, tudo junto em uma diversa, mas focada, tapeçaria sonora.

O humor geral é estabelecido na faixa de abertura, "Arrival", onde a banda inteira marcha lentamente para frente em uma determinada onda com o piano, trompete, guitarra elétrica e cello todos tomando breves giros na frente do pacote. O canto da tuba de Berlinde Deman vem atuar nas faixas posteriores. Ela tranquilamente canta letras de Marvin Gaye e textos religiosos sobre o trompete mergulhante de Douglas em "Mercy" e suspira por algum tempo com alaúde, pump organ e cello na adorável melodia medieval de "We Believe". A bateria de Lander Gyselinck estabelece um ritmo de marcha acoplada no "Instrumental Angels", que Douglas e Reid levemente dançam sobre antes da guitarra elétrica de Frederik Leroux e o piano de Marta Warelis gotejar, trazendo um sabor mais moderno para a música conforme todos os instrumentos iniciam o voo.

As modernas influências são mais pronunciadas nas outras faixas. "Hermits and Pilgrims" inicia como um hino com uma sombria mescla de cello e órgão antes de outros músicos virem para tocar ritmos de rock progressivo, com Reid e Douglas soando livremente em seus solos. "If I'm In Church More Often Now" é uma bela canção pop-folclórica cantada etereamente por Deman com as espirais do trompete do líder em torno da sua voz. "Righteous Judges" mistura eletrônica borbulhante e crepitante com uma melodia misteriosamente crescente liderada pelo trompete e guitarra e "Ah Moon" move-se em silvos e acordes suavemente solitários nas cordas e piano dentro da nebulosa interpretação em francês e uma onda lancinante de pesada guitarra elétrica.

Há um senso de humildade e reverência sobre esta música como se aproximando de algum mistério e força poderosa. Todo seu desigual encadeamento combinam um movimento completo com todos os instrumentistas individualmente absolvendo-se bem, especialmente Douglas, Reid, Leroux e Gyselinck, cujo toque na bateria enlaça todos. Esta suíte majestosa é um dos pontos altos da prolífica carreira de Dave Douglas.

Faixas: Arrival; Mercy; We Believe; Agnus Dei; Instrumental Angels; If I'm In Church More Often Now; Hermits and Pilgrims; Righteous Judges; Ah Moon; Edge of Night.

Músicos: Dave Douglas: trompete, voz; Berlinde Deman: tuba, voz; Marta Warelis: piano, piano preparado, pump organ; Frederik Leroux: guitarra elétrica, lute electronics; Tomeka Reid: cello; Lander Gyselinck: bateria, eletrônica.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=4ZujLb-10P0

Fonte: Jerome Wilson (AllAboutJazz)

 

 

Nenhum comentário: