playlist Music

segunda-feira, 18 de julho de 2022

JAN LUNDGREN – INTO THE NIGHT (ACT Music)

Este excelente álbum é parte de uma série de projetos de jazz moderno com uma guinada, apresentando gravações ao vivo de muitos artistas importantes do selo alemão ACT, de forma singular, não categorizadas e, frequentemente, com a primeira vez das formações.

O álbum origina-se de um trabalho de 2020 no Ystad Festival na Suécia, que o pianista sueco, Jan Lundgren, fundou e dirige desde 2010. Este trio surgiu da necessidade, após um músico, originalmente escalado por Lundgren, que incluía o baixista Lars Danielsson, ter sido afastado pelas restrições da Covid 19, e a muitas vezes chamada mãe da invenção conduziu a maravilhosos resultados. O saxofonista francês Emile Parisien reforçou o time improvisado e deu liga imediatamente.

O álbum inicia com o arranjo inspirador de Lundgren da tradicional canção folk "Gladjens Blomster", então flui ininterruptamente para "Asta", uma composição de Danielsson. A mescla melódica das canções e dos instrumentistas abrange um quarto de hora de profunda harmonia. Ainda mais, estabelece uma fundação envolvente de estética compartilhada na qual as contribuições de Parisien exsudam charme melódico.

O baixo de Danielsson está profundamente pronunciado em "Preamble", um blues com estilo klezmer que acena através do tin pan alley (NT: era o conjunto de editoras musicais e compositores nova iorquinos que dominaram a música popular dos Estados Unidos no fim do século XIX e início do século XX), e poderia facilmente servir com um tema teatral introdutório. Qualquer West Berlin Side Stor? "I Do" de Lundgren é a canção superior do álbum, um triunfo romântico que inicia com o solo no teclado mais doce que um champanhe espumoso. Alguém que busque um instrumental emocionante para a primeira dança do casamento deles não necessita nenhum olhar adicional. Todo mundo tem uma chance para se estender por poucos floreios em "A Dog Named Jazze", uma travessura sonhadora, que parece com um final estimulante precedido pelo posterior final com mais dois números ou não.

A gravação dura em torno de quarenta e cinco minutos, o tempo de uma apresentação em festival. Não está claro nas notas para o disco se, ou não, foi a performance inteira da banda para Ystad, ou se a produção retrospectiva deve ter mudado no sequenciamento. Qualquer que seja o caso, o álbum é impressionante.

Faixas: Glädjens Blomster; Asta; Preamble; I Do; Schubertauster; A Dog Named Jazze; Into The Night; Ystad.

Músicos: Jan Lundgren: piano; Lars Danielsson: baixo; Emile Parisien: saxofone soprano.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=vZhGwrRjRq0

Fonte: Phillip Woolever (AllAboutJazz)

 

 

Nenhum comentário: