playlist Music

sexta-feira, 15 de julho de 2022

JEFF LORBER FUSION - SPACE-TIME (Shanachie)

Após o abrandado choque inicial, Jeff Lorber deve ter sorrido ao menos um pouco, quando seu nome foi declarado vencedor do Grammy do Melhor Álbum Instrumental Contemporâneo com “Prototype”. Foi o primeiro vencedor como tecladista e compositor, chegando a cerca de quatro décadas e diversas denominações após seu primeiro lançamento com o grupo, que ele apelidou de Jeff Lorber Fusion. Sinceramente, nem tudo mudou desde o começo, assim qual a razão da interminável demora? Foi o rico “Fusion” designado que tirou a Academia do desligamento? Neste caso, o prêmio seguramente providenciou alguma validação, embora muitos fãs do artista nunca precisaram ser convencidos. Eles têm sido fiéis ao longo do tempo.

“Space-Time” não move a agulha distante de onde tem estado. Suas 11 faixas, a maioria composta inteiramente ou em parte por Lorber, apresentam louváveis obras e impecável musicalidade, enquanto não realiza efetivo esforço para ser revolucionário. O núcleo da banda—apresentando o baixista Jimmy Haslip e o baterista Gary Novak—é incrementada, aqui, por convidados, incluindo o saxofonista Bob Mintzer, o guitarrista Robben Ford, o saxofonista/baixista Gerald Albright e, notavelmente, o flautista Hubert Laws, cuja performance em “Chick”, um tributo ao falecido Mr. Corea, é, não surpreendentemente, estelar.

Outras faixas alcançam a escala musical completa de um funk bem cuidado da faixa título, que impulsiona para frente em “Memorex” (empoderado pela guiatarra baixo palpitante de Albright) à mais fria “Day One”, uma estival deliciosa transformada em algo mais cintilante pelas linhas da guitarra de Michael Landau. A guitarra de Ford também anima as coisas, consideravelmente, nas faixas “Mind Reader” e “Curiosity”, tirando a banda da sua zona de conforto, o bastante para sugerir que há mais a ser feito dentro do formato. Jeff Lorber Fusion, em qualquer medida, permanece seguro no cumprimento da execução, e “Space-Time” é, se não remotamente, um divisor de águas, uma adição comovente à discografia do grupo.

Faixas

1 Space-Time 3:23          

2 Back Room 3:33           

3 Sun Princess 4:03        

4 Mind Reader apresentando Bob Mintzer 3:48

5 Memorex 3:50             

6 Louisiana apresentando Michael Landau 4:20

7 Curiosity 4:04

8 Chick (Dedicado a Chick Corea) apresentando Hubert Laws 3:26           

9 Day One apresentando Michael Landau 3:48  

10 Truth 4:35    

11 Memorex Reprise apresentando Jimmy Haslip 0:48  

 Fonte: JEFF TAMARKIN (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: