playlist Music

terça-feira, 5 de julho de 2022

JORDAN VANHEMERT – NOMAD (Origin Records)

Após seu álbum anterior, “I Am Not A Virus (Big Round Records, 2021) ”, inspirado na luta em curso contra a discriminação racial, Jordan VanHemert lança “Nomad”, continuando a explorar e abraçar sua identidade asiática-americana. Como as notas do disco dizem, este álbum é uma celebração da cultura coreana "através das melodias antigas e contemporâneas, do folk e canções infantis, destiladas através de uma estética moderna do jazz".

As faixas de abertura soam como um trio tradicional de saxofone trio similar ao de Sonny Rollins. Se não fosse o título da faixa dois, "Imjin River Song", alguém poderia, equivocadamente, pensar que é algum standard do jazz, provavelmente porque a música folclórica coreana é baseada na sonoridade pentatônica, que a faz comum com o jazz. O Imjin River (é uma natural fronteira entre a Coreia do Sul e a do Norte) é um símbolo de liberdade, mas, ao mesmo tempo, é apelidado o Rio da Morte , que pode abrir um subtexto mais profundo para esta faixa instrumental.

A lírica faixa três ("Half Moon") quebra e excede as expectativas de um tradicional álbum de trio de saxofone. Em sua página pessoal, VanHermert reflete na gravação desta faixa: "Cada música envolvida nesta sessão contribuiu com suas melhores sonoridades e a improvisação no momento levada para alguns locais verdadeiramente belos". A delicada voz intimista de Sharon Cho traz o ouvinte para algum outro mundo. Mesmo sem entender o significado do texto, "Half Moon" evoca um senso de nostalgia. Encerra com um solo de piano tocando como uma caixa de música e trazendo as memórias da infância de alguém.

Após poucas faixas instrumentais, a faixa sete, "Arirang Alone", vocal, soa reconfortante e familiar ao mesmo tempo. A versão instrumental desta peça (faixa cinco) prepara o ouvinte para o retorno deste tema. Na versão vocal, o solo de piano de Lisa Sung flui ininterruptamente como uma continuação do tema principal. O solo meditativo de VanHemert evoca, outra vez, o senso de nostalgia.

A faixa de encerramento,"Half Moon", é uma recapitulação instrumental da faixa vocal, a de número três, que traz de volta o som tradicional do saxofone. Em busca do “lar” através da mistura das suas favoritas tradições, VanHemert contribui com “Nomad” para  promover a expansão das fronteiras estilísticas do jazz.

Faixas : Bird, Bird, Bluebird; Imjin River Song; Half Moon (Vocal); Doraji Taryeong (White Mountain Flower); Arirang Alone (Instrumental); Spring in My Hometown; Arirang Alone (Vocal); Half Moon (Instrumental).

Músicos : Jordan VanHemert: saxofone; Rodney Whitaker: baixo; David Alvarez III: bateria, Sharon Cho: vocal; Lisa Sung: piano; Nathan Borton: guitarra; John Webber: baixo; Max Colley III: bateria; Jeff Shoup: bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=nZdoj59CXiA

Fonte : Jane Kozhevnikova (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: