playlist Music

segunda-feira, 11 de julho de 2022

MARC RIBOT´S CERAMIC DOG - HOPE (Northern Spy)

Ouvido pela última vez em um protesto a favor do povo configurado em “Songs of Resistance 1942-2018”o guitarrista Marc Ribot ficou atemorizado com a presidência de Trump desde o início e permaneceu tristemente estupefato através do auge da pandemia. Intitulando um novo álbum “Hope”, então, poderia ser uma piada cáustica (Ribot é um rapaz divertido) ou uma expressão honesta de luz e desejo por dias melhores a vir. Atualmente, desde o seu trio “ Ceramic Dog” com o baixista/multi-instrumentista ShahzadIsmaily e o percussionista/baterista Ches Smith é mais que um veículo sonoro para letras secas e sarcásticas de Ribot e vocais ásperos para sua reverberante dissonância e desenhos em tons ácidos. O campo angular do blues em “The Activist”, por exemplo, é preenchido com guitarras penetrantes e palhetas confusas de Ismaily, mas é o rápido fogo retórico satírico de Ribot, que é o mais impactante: uma mistura de “Subterranean Homesick Blues” de Dylan, William S. Burroughs e “I’m Against It” de Groucho Marx de Horse Feathers.

“B Flat Ontology” também retira sua sugestão do nome de Dylan, desta vez é o álbum de Dylan de 2020, “Rough and Rowdy Ways”. A chamada do jogo inclui Ezra Pound e T.S. Eliot, um milhar de filósofos pós-modernos e Thelonious Monk. Quando Ribot insiste em seus temas estes ficam mais divertidos, você não está completamente seguro se está em louvor ou com tédio cansado do mundo. Ele e seu wah-wah são mais agitados—mesmo insinuando uma jam do Grateful Dead, completa com um solo fluído como Jerry—em “Nickelodeon”. Aqui os ritmos suaves de Smith e o efervescente órgão de Ismaily eleva-se para encontrar a extorsão do embaralhamento das ruas de Ribot, um malicioso balanço que o C-Dogs mantém na provocadoramente emocionante (e graciosamente denominada) “Bertha the Cool”. E enquanto “Wanna” está enraizada no barulho em No Wave , nós primeiro ouvimos a partir de Ribot em seus dias acompanhando Johns Zorn e Lurie, a longa e espaçosa “Maple Leaf Rage”, que oferece uma possível visão para seu futuro com o staccato das suas guitarras e ritmos tempestuosos.

Irritadiço ainda que comovente, Ceramic Dog  de Marc Ribot encontrou um caminho pra ter seu bolo, passo a passo, e realiza um pouco de desejos doces.

Faixas

1.B-Flat Ontology 05:40

2.Nickelodeon 04:57

3.Wanna 03:58

4.The Activist 07:03

5.Bertha The Cool 05:07

6.They Met In The Middle 05:49

7.The Long Goodbye 10:02

8.Maple Leaf Rage 13:30

9.Wear Your Love Like Heaven 05:30

 Músicos : Marc Ribot: guitarras, vocal; Shahzad Ismaily: baixo, teclados, coro; Ches Smith: bateria, percussão, eletrônica, coro. Convidados: Darius Jones: sax alto (6,7); Rubin Khodeli: cello (8); GydaValtysdottir: cello (8);SydStraw: coro (3)

 Fonte: A.D. AMOROSI (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: