playlist Music

sábado, 16 de julho de 2022

THEO BLECKMANN AND THE WESTERLIES - THIS LAND (Westerlies)

Em “This Land”, The Westerlies, um impecavelmente calibrado quarteto de metais, continua a estender nosso entendimento sobre a inventividade musical. Desta vez, o par de trompetistas e trombonistas une forças com o vocalista Theo Bleckmann em um programa que se alterna entre canções emocionantes de protesto e paliativos relaxantes.

Bleckmann transforma “The Fiddle And The Drum” de Joni Mitchell, a partir de uma balada amável, em um harmonicamente refinado dueto entre voz e instrumentos de sopro, e seu agourento giro em “Look For The Union Label” alude à privação de direitos de trabalho, que desmentiram a vicacidade do jingle dos anos 1970. Então, em sequência da interpretação moderna e dissonante de “Wade In The Water”, o grupo delineia uma correlação desconcertante entre escravização e persistentes disparidades sociais.

Em suas inéditas, a mensagem do grupo é não menos apontada. Em “Land”, o trombonista Andy Clausen pressiona por uma avaliação com históricos erros através de insistência rítmica e um tempo acelerado. Similarmente, em “Looking Out”, o tema pesaroso do trompetista Riley Mulherkar, alusões melódicas e uma seção de palavra falada relembra os horrores de Executive Order 9066, que encarcerou nipo-americanos durante a Segunda Guerra Mundial. Em torno destas composições, o quarteto revela-se em interpretações instrumentais brilhantes de canções de Woody Guthrie como “The Jolly Banker”. Empolgante e majestoso, estes interlúdios (menos que um minuto cada) aludem o divertimento da luta justa. Porém, “Thoughts And Prayers” claramente afirma a posição do álbum: “É o tempo de mudança”, Bleckmann canta.

Faixas: The Fiddle And The Drum; Land; Two Good Men; Another Holiday; Tear The Fascists Down; Look For The Union Label; Wade In The Water; The Jolly Banker; Grandmar; In The Sweet By And By/The Preacher And The Slave; I Ain’t Got No Home In This World Anymore; Das Bitten Der Kinder (Recitation); Das Bitten Der Kinder; Looking Out; Thoughts And Prayers. (45:22)

Músicos: Theo Bleckmann, vocal, eletrônica; Riley Mulherkar, Chloe Rowlands, trompete; Andy Clausen, Willem de Koch, trombone.

Fonte:  Suzanne Lorge (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: