playlist Music

sábado, 9 de julho de 2022

TONY TIXIER - I AM HUMAN (Whirlwind)

 O adorável “I Am Human” do pianista Tony Tixier, primordialmente composto por duetos, providencia variadas texturas e entonações para exibir seu pensamento. Sobre o curso de sete canções gravadas remotamente, o pianista funciona como uma base sobre o seu acompanhante escolhido para cada música improvisada.

É uma abordagem nova para tentar fazer o melhor da situação pandêmica. E ouvintes não devem mencionar, ou imaginar, que esta música não foi criada em pessoa, ou no momento. Indiferentemente, estas baladas têm uma solenidade adequadamente apropriadas a elas.

Na penúltima música do álbum, o solo de Tixier marca “Leaking Life”, é muito condizente com o lançamento. Segue em “When They Happen”, que apresenta o saxofonista alto Logan Richardson e facilmente classifica-se entre as mais inspiradas do repertório aqui. Porém, a gravação completa, aparentemente, foi construindo estas canções. Elas, de qualquer maneira, sentem-se como tivessem sido extraídas de um projeto inteiramente diferente. Há um ar invulgar sobre elas, as duas composições inéditas contrastando com as anteriores cinco canções bamboleantes, a maioria das quais são reinterpretações.

Entretanto, quando justaposto com as faixas anteriores, também cristaliza o projeto, iluminando a complexidade da natureza humana de Tixier. Ele está isolado, conectando em um modo singular e específico com seus confrades musicais (e em certo ponto, seu irmão gêmeo, o violinista Scott Tixier) para alcançar os altos e baixos de “I Am Human”.

Se nós estamos correntemente testemunhando uma era quando o jazz está lutando pela sua sobrevivência, o trabalho de Tixier, aqui, exibe quão poderosa a música atualmente é.

Faixas: Humain; Someone To Watch Over Me; But Beautiful; Like Someone In Love; You Know I Care; Leaking Life; When They Happen. (26:45)

Personnel: Tony Tixier, piano; Scott Tixier (2), violin; Hermon Mehari (3), trumpet; Ben Leifer (4), bass; Adrien Soleiman (5), tenor saxophone; Logan Richardson (6), alto saxophone.

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, como um dos melhores lançados em 2021 com a classificação de 4 estrelas

Fonte: Anthony Dean-Harris (DownBeat)   

 

Nenhum comentário: