playlist Music

terça-feira, 26 de julho de 2022

WHIT DICKEY QUARTET – ASTRAL LONG FORM : STAIRCASE IN SPACE (Tao Forms)

Como líder do Whit Dickey Quartet, o baterista colocou fé total em seus companheiros de banda para a sessão no estúdio. Sobre os materiais complementares, cita Dickey, "Eu questionei a todos a não pensar muito sobre o tempo. Eu apenas queria que eles tocassem, não para me seguir ou a cada um". Foi esta a instrução dada de confiança ou negligência?  Alguém deveria dizer negligência se a formação fosse outra, que não os maduros improvisadores que o líder reuniu.

Dickey deve ser melhor conhecido por seu trabalho em bandas lideradas por David S. Ware, Matthew Shipp e Ivo Perelman mas, com o lançamento do seu selo, Tao Forms, sua própria voz e uma seleta estrutura de músicos podem compartilhar os holofotes. Seu lançamento anterior em trio, “Expanding Light”, incluiu antigos colaboradores como o saxofonista Rob Brown e Brandon López, um dos mais demandados baixistas na criativa cena. Este mesmo trio expande para quarteto, aqui, com o violista Mat Maneri, a referência temperada para todos de Joe Morris a Ken Vandermark e Gordon Grdina.

Esta liderança segue entre si e anima a música ao longo do trabalho, mas em uma livre improvisação para todos conforme diz “Free Jazz (Atlantic, 1961) ” de Ornette Coleman. Os músicos são mais que planetas autônomos circulando em torno do sol, que são as composições de Dickey. Como o cosmos, aparentando a vastidão desta música é atualmente parte de um todo bem ordenado. Não é apenas aparente para um ouvido não familiarizado. Iniciando com mais de 19 minutos da abertura de "Blue Circuit", a música dissolve-se no tempo, e na tradicional manutenção do tempo. Cada solista parece gerar seu sistema mais gravitacional, que por seu turno afeta os outros instrumentistas sem esforço consciente. O resultado é uma música hipnótica plena de energia e movimento sustentado.

Faixas : Blue Circuit; Space Quadrant; The Pendulum Turns; Staircase in Space; Signify.

Músicos: Whit Dickey: bateria; Rob Brown: saxofone alto; Mat Maneri: viola; Brandon Lopez: baixo acústico.

Fonte : Mark Corroto (AllAboutJazz) 

 

Nenhum comentário: