playlist Music

domingo, 21 de agosto de 2022

CORY WEEDS - O SOLE MIO! MUSIC FROM THE MOTHERLAND (CellarMusic)

Mesmo nestes tempos penosos e incertos, há alguns artistas profissionais criativos, que reconhecem a necessidade de "avançar" e fazer o melhor em uma situação ruim. O saxofonista Cory Weeds é um destes indivíduos. Ele está lançando “O Sole Mio! Music From The Motherland” em seu próprio selo, CellarMusic. Weeds tem combinado seus talentos de saxofonista alto com o Groover Quartet de Mike LeDonne, que apresenta LeDonne no Hammond B3 órgão, Eric Alexander no saxofone tenor, Peter Bernstein na guitarra e Joe Farnsworth na bateria. Cada um destes participantes é um virtuoso do jazz altamente reconhecido, trabalhador diligente, ou líder do seu próprio grupo. O suporte para esta seção teve como base um tema italiano originário da grande música italiana e/ou de compositores ítalos-americanos tais como Henry Mancini, Chick Corea e Pat Martino, que provieram de Guilio Recchioni do Italian Cultural Center em Vancouver B.C.

As primeiras duas faixas neste lançamento são abrasadoras. A faixa título vem de Nápoles, onde foi composta em 1898, e foi interpretada por tenores líricos tais como Enrico Caruso e Luciano Pavarotti. A banda exibe quão sérios eles são como suingadores com todos os membros solando, que estão vivos e individuais. O tema bem conhecido de Mancini, "Mr.Lucky", dá a esta esperta coleção uma chance para demonstrar suas interações improvisadas, que é baseada em seus talentos consideráveis e vasta experiência. Outro número bem conhecido é "Speak Softly Love", facilmente reconhecido como música de fundo do filme The Godfather (Nota: O Poderoso Chefão). Construída em torno da batida latina de Farnsworth, o alto de Weeds inicia a oferta, estabelecendo o tema, após o fluído saxofone tenor de Alexander tecer e arremessar-se em torno da melodia em modo primoroso. O guitarrista Bernstein então vem com frases repetidas e encrespadas, após o que o B3 de LeDonne exibe uma vigorosa, ainda que fervilhante entonação. Esta é uma tomada maravilhosa dentro do número.

Chick Corea, cuja ascendência é do sul da Itália, compôs "Chick's Tune", que é embasada nas mudanças de acordes da canção popular "You Stepped Out Of A Dream". A banda mantém o passo em nível de alta energia com o alto de Weeds liderando o caminho. Há algum trabalho estelar de guitarra a partir de Bernstein e Eric Alexander toma seu sax tenor em uma eufórica pegada. O B3 de LeDonne ultrapassa os portões com profundidade expressiva, seguida por um amplo trabalho da bateria de Farnsworth. A banda, então, assume o número com a repetição do tema. A faixa final é "Capricci Di Camere" que se origina de uma composição do baixista Paul Chambers, "Whims Of Chambers", que foi, também, o título do seu álbum de 1957 pela Blue Note. Originalmente estruturada por Chambers como um passeio da linha do baixo em um Blues em Fá, o grupo restabelece esta mesma linha para iniciar a canção e a usa como uma estrutura para explorar o número. Cada instrumentista toma uma peça para sua ação junto com LeDonne em sua melhor ebulição. Neste ponto, todos podem dizer "arrivederci – NT: até logo".

Faixas : O Sole Mio; Mr. Lucky; Speak Softly Love ( Theme From The Godfather); On The Stairs; Estate; Chick's Tune; Torna A Surriento; Moody Blues; Capricci Di Camere (Whims Of Chambers)

Músicos: Cory Weeds: saxofone alto; Eric Alexander: saxofone tenor; Mike LeDonne: órgão Hammond B3; Peter Bernstein: guitarra; Joe Farnsworth: bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=mZWtWP1lrqw

Fonte: Pierre Giroux (AllAboutJazz) 



Nenhum comentário: