playlist Music

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

EVAN PARKER QUARTET - ALL KNAVERY AND COLLUSION (Cadillac)

Embora, o saxofonista britânico Evan Parker tenha sido devidamente celebrado por sua maestria na livre improvisação, suas raízes são profundas no jazz. Ele tem realizado performances, que ele mesmo chama de seus trabalhos de “jazz”, tal como seu, mensalmente, regular show no Vortex de Londres.

O soberbo quarteto neste novo álbum reuniu-se para um trabalho em Junho de 2019, e no dia seguinte eles foram para o estúdio. Este trabalho foi postergado, como muitas coisas, no início da pandemia da COVID — que o músico cético tem cruelmente rejeitado como algo como uma armadilha, e o título de algumas faixas foram denominadas após passagens de A Journal of the Plague Year de Daniel Defoe. Afortunadamente, a negação da COVID por Parker segue sem este projeto particular, um maravilhoso documento do tipo de uma interação febril do grupo, que prosperou ao longo de meio século.

Embora, os créditos ao compositor sejam dados, a música é toda improvisada. A maioria das sete faixas vem em pequenos pedaços fora do comum, extendendo-se de dois a oito minutos, e alguns sutis desvanecimentos sugerem edições. Apenas os 24 minutos de “The Weather Set In Hot” assemelham-se a uma espécie de excursão ampliada, que nós podemos esperar de Parker. Entretanto, a música é soberba, quer impulsionada por febris entrelaçamentos, espancamentos e severos ataques de arco do baixista John Edwards desencadeiam em “The Alchemy Of John Edwards” ou os acordes interrompidos e rajadas do que o pianista Alexander Hawkins usa para acalmar o tempo em “A Blazing Star Or Comet Appeared”. Porém, a faixa longa é a mais satisfatória, como a música pacientemente constrói sua velocidade, cada participante alcançando a sua, enquanto estão concectados indissoluvelmente ao fluxo da banda.  

Faixas: All Knavery And Collusion; The Alchemy Of John Edwards; A Well Staring At The Sky; The Influence Of The Dog Star; A Blazing Star Or Comet Appeared; The Weather Set In Hot; Art Is A Science….. (51:35)

Músicos: Evan Parker, saxofone tenor; Alexander Hawkins, piano; John Edwards, baixo; Paul Lytton, bateria.

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, como um dos melhores lançados em 2021 com a classificação de 4 estrelas.

 Fonte: Peter Margasak (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: