playlist Music

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

OPEN QUESTION – OPEN QUESTION VOL. 1 (577)

 Para o projeto de improvisação sob a adequada alcunha Open Question, cinco músicos agradáveis — multi-instrumentistas Daniel Carter, saxofonista/ manipulador de FX Ayumi Ishito; pianista/ tocador de Wurlitzer Eric Plaks, baixista acústico Zach Swanson e o baterista Jon Panikkar — reunido no Big Orange Sheep, Brooklyn, em 11 de Novembro de 2020, para tomar a reserva da reflexão que estava na loja. A reflexão estava com eles.

Com a evidência do resultado gravado, dividido em dois volumes, com o primeiro tendo sido lançado, o quinteto evocou um lançamento, saborosamente inovador e interiormente maleável, free. Move-se organicamente de uma tonalidade e ritmos identificáveis para seus opostos, com uma fluidez especial da banda, além de nuance e senso de espaço.

A identificação idiomática vem a ser uma das variáveis no pensamento do grupo em sua expressiva paleta. A faixa de abertura, por exemplo, é chamada simplesmente “Blues” e inicia com espírito rítmico cambaleante, que poderia ser relacionado ao blues, menos as mudanças de acordes. O arranjo inicia a metamorfose, e ao final da peça de 12 minutos, tem a forma mudada para estrondar em uma zona livre, despojado de tonalidade ou ritmo determinado. A adequadamente denominada “Dimly-lit Platform” projeta o caráter de uma balada transtonal e desossada, enquanto a música de encerramento, “Synchronicity”, aumenta a catarse com intenso sopro livre.

Verdade que esta canção título, e o álbum em geral, sincroniza a importância da conspiração coletiva sobre o destaque individual, adicionando ao notável projeto uma conexão interna e externa e algo difícil de definir como fator X, mantendo todos juntos.

Faixas: Blues; Dimly-lit Platform; Confidential BBQ; Synchronicity. (43:51)

Músicos: Daniel Carter, trompete, flauta, clarinete, saxofones soprano, alto e tenor; Ayumi Ishito, saxofone tenor, FX; Eric Plaks, piano, Wurlitzer; Zach Swanson, baixo acústico; Jon Panikkar, bateria.

Fonte:  Josef Woodard (DownBeat)  
 

Nenhum comentário: