playlist Music

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

RASHAAN BARBER – MOSAIC (Jazz Music City)

Gravado durante a pandemia, “Mosaic”, de qualquer maneira, dirige a captura da vibração da proverbial fumaça da recreação do clube do jazz do tempo passado: oferecendo uma extensa coletânea com sabor de jazz tradicional (todas as composições inéditas de Barber), que poderia se elevar ao lado de perenes álbuns tais como a estreia de John Wright na Prestige, em 1960, “South Side Soul”.

“The Pink Piranha” é, classificadamente, um número de passo lento, que deslumbra. É um choque de cintilantes pratos. O toque de Rahsaan, aqui, emite um aroma dos LPs de Gene Ammons, com merecedores trinados de um pássaro azul reminiscentes dos cortes profundos de Willis Jackson. Em resposta, o irmão gêmeo de Rahsaan, Roland, estabelece um meio-termo, um solo de trombone com trinado carregado em seu próprio modo.

Todos do núcleo do grupo — Nathan Warner no trompete, o pianista Matt Endahl, o baixista Jack Aylor e o baterista Derrek Phillips — entregam firmes e polidas performances, aprimoradas por memoráveis viradas do convidado Roland Barber (no trombone, principalmente) e Nathan Warner (no trompete).

“Just Jack” apresenta uma pausa bem-vinda, mesmo mais intimista que a firme combinação da maioria das outras faixas aqui. A espirituosa e expressiva excursão solo de Aylor lidera “Koala”, uma música deliciosa e de luz e sombra.

E para todas as vibrações atávicas que “Mosaic” tem a oferecer, também apresenta adequadas afirmações, tais como o lamento melancólico de “Breonna Taylor (How Many More?) ”. Phillips oferece um tratamento cinemático na bateria, que indelevelmente sublinha a iminência do sentimento da faixa.  

Faixas: Quarantine Queens; Catch As Ketch Can; The Pink Piranha; Down In My Soul; Home Cookin’; Just Jack; Koala; Jambo Rafiki; Swang That Thang; The Mountains And The Clouds; Panic Point; #NewDayRocks; Sunrise Service; Nadje And The Snow; La Mordida; Breonna Taylor (How Many More?). (96:04)

Músicos: Rahsaan Barber, saxofones alto, barítono e tenor; Matt Endahl, piano; Jack Aylor, baixo; Derrek Phillips, bateria; Roland Barber, trombone (3, 4, 9, 10, 13), conchas (8); Nathan Warner; trompete (1, 2, 5, 7, 11, 14).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=_zY-2rTLmQA

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, como um dos melhores lançados em 2021 com a classificação de 4 estrelas.

 

Fonte:  Ayana Contreras (DownBeat) 

 

Nenhum comentário: