playlist Music

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

SPIKE WILNER TRIO - ALIENS & WIZARDS (Cellar Music Group)

Após a COVID, a música ao vivo parou abruptamente. Spike Wilner, proprietário do Smalls and Mezzrow em Nova York, atirou uma tábua de salvação para a comunidade do jazz. Ele reorganizou-se com uma fundação sem fins lucrativos, a SmallsLIVE Foundation, transmitindo shows ao vivo e postando um vasto arquivo. Agora, SmallsLive está lançando o que Wilner deseja ser a primeira de muitas coproduções com a Cellar Music Group. Apropriadamente, o álbum de estreia, “Aliens & Wizards”, é comandada pelo próprio Wilner.

Gravado no auge da pandemia, com o baixista Tyler Mitchell e o baterista Anthony Pinciotti, o trio segue o álbum “Odalisque” de 2017 com uma vibrante mistura de velhos standards e inéditas evocativas.

A abertura animada, “Righty–O! ”, composição do falecido baterista amigo Johnny Ellis, conduzida pelo comando de Wilner no teclado, poderia ser subtitulada, “How to have fun in a pandemic NT: Como ter alegria na pandemia, em tradução livre”. Do mesmo modo o espirituoso encerramento, “Trick Baby”, uma folia cravejada na bateria com teclados exploradores, baixo pulsante e uma mensagem clara como cristal: “Hey, we’re playing again, and life is sweet! NT: Ei, nós estamos tocando outra vez, e a vida é uma doçura!, em tradução livre”.

Entre os números originais mais reflexivos, incluindo uma espécie de hino, “Prayer For Peace”, “Non Troppo” e a adoravelemente tocada com o arco no baixo, “Adagio”. Tomado como um todo, “Aliens & Wizards” espelha a vida do jazz no tempo da COVID, enquanto rastreia a jornada pessoal de Wilner.

Faixas: Righty–O!; Non Troppo; Adagio; Mindset; Blue Gardenia; Stella By Starlight; Aliens & Wizards; Prayer For Peace; Trick Baby. (46:15)

Músicos: Spike Wilner, piano; Tyler Mitchell, baixo; Anthony Pinciotti, bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=3s_szSuLpX0

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, como um dos melhores lançados em 2021 com a classificação de 4 estrelas.

Fonte: Cree McCree (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: