playlist Music

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

JOHN HART – CHECKMATE (Steeplechase)

O guitarrista John Hart, um celebrado acompanhante, que primeiro ganhou reconhecimento por seu trabalho com Jack McDuff, teve sempre um som atraente e um estilo criativo, que cai dentro do moderno jazz corrente. Hart também liderou suas próprias sessões, desde 1988, com “One Down (Blue Note)”. Compôs a maior parte das seis faixas neste trabalho com o saxofonista barítono Gary Smulyan, com o baixista David Wong e o baterista Andy Watson.

“123 Blues” inicia o programa com uma simples frase musical repetida e uma pausa com oito compassos, que lança o solo da guitarra de Hart. Enquanto, sua abordagem bem pensada é algo reminiscente a Jim Hall, Hart apresenta sua própria personalidade musical ao longo do projeto. “Power Of Three” é uma valsa-jazz delicadamente suingante, que precede o dueto melódico de sax barítono e guitarra em “Everything Happens To Me.” Hart reharmoniza “Night And Day”, enquanto a mantém suingante, engaja-se em interações próximas com Smulyan em “Bittersweet” e assume um excelente solo em “Isn’t It Romantic”. O agradável trabalho encerra com uma exploração animada de “Rhythm”, muda em “Right To Lie”, uma inédita com uma melodia trava-língua e um solo de guitarra, que quase leva a música para fora do ponto.

Faixas: 123 Blues; Power Of Three; Everything Happens To Me; Checkmate; Miniature; Night And Day; Bittersweet; Isn’t It Romantic; Right To Lie. (65:38)

Músicos: John Hart, guitarra; Gary Smulyan, saxofone barítono; David Wong, baixo; Andy Watson, bateria.

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, como um dos melhores lançados em 2021 com a classificação de 4 estrelas.

Fonte: Scott Yanow (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: