playlist Music

terça-feira, 6 de setembro de 2022

ODED TZUR – ISABELA (ECM Records)

“Isabela” vem assinado pelo saxofonista israelita a viver em Nova Iorque, mas a audição revela um pianista interessantíssimo e original e um superquarteto. A ECM encontrou mais um grupo capaz de prolongar a herança do melhor de Jan Garbarek.

Oded Tzur tem uma forma de tocar tenor muito particular. Usa um legato que faz com que as notas pareçam unidas por um sopro, sem interrupções, quase como se o saxofone fosse um órgão. Por outro lado, é muito contido na forma como usa a expressividade, fazendo com que cada nota seja tocada com uma simplicidade matemática.

Nitai Hershkovits é o oposto: deixa cair as notas no piano e depois junta-as com uma elegância notável. As melodias parecem flutuações. Em vez de termos notas numa sequência lógica, numa linha em que as diferenças de som e duração montam uma melodia, temos grupos de notas que são atiradas para uma sucessão que, por magia, faz aparecer a canção. Este contraste – entre um saxofone Mondrian e um piano Pollock  - faz com que a música soe extraordinariamente bem. Depois o contrabaixo e a bateria montam o resto da história e fazem funcionar.

“Isabela” é o quarto disco de Tzur como líder. Os dois primeiros (2015 e 2017) foram editados na Enja, com um primeiro quarteto com Shai Maestro no piano e Ziv Ravitz na bateria, indo depois para a ECM com este novo quarteto para gravar “Here Be Dragons” em 2020 e agora este novo trabalho.

Neste jazz que prefere uma abordagem mais clássica, um quarteto à Coltrane com músicos que têm abordagens muito particulares no instrumento é decisivo para que a música soe automaticamente nova. “Isabela” tem a mesma surpresa e frescura que tinham os primeiros discos de Jan Garbarek quando foram lançados: melodias sedutoras, formas de tocar os instrumentos originais, boas improvisações e um quarteto com um rigor militar na forma como gera as intensidades e os movimentos das canções. Para quem gosta daquilo que se convencionou chamar “linguagem ECM”, este é um disco a não perder.

Faixas: Invocation; Noam; The Lion Turtle; Isabela; Love Song For The Rainy Season.

Músicos: Oded Tzur: saxofone tenor; Nitai Hershkovits: piano; Petros Klampanis: baixo acústico;Johnathan Blake: bateria.

Fonte: Gonçalo Falcão (jazz.pt)

 

Nenhum comentário: