playlist Music

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

RUSS LOSSING – METAMORPHISM (Sunnyside)

O compositor e improvisador Russ Lossing chegou à cena de Nova York durante o início dos anos 80, quando estudou com John Cage e veio a ser um membro do Paul Motian Quintet durante 12 anos, marcado por semanas de trabalho no Village Vanguard. Com o lançamento de “Metamorphism”, Lossing brilha tão intensamente quanto qualquer dos pioneiros do jazz, que o precedeu no mapeamento de suas próprias jornadas musicais.

Em 2019, o pianista homenageou o sempre venturoso falecido baterista com a Motian Music e, outra vez, faz um tributo para ele a faixa título “Metamorphism” com camadas intervalares de som. Aqui, e ao longo do álbum, a antiga banda de Lossing com seus frequentes colaboradores — o saxofonista Loren Stillman, baixista John Hébert e o baterista Michael Sarin—está completamente sintonizado com a visão composicional do líder, liberando cada instrumentista para tomar seus próprios voos de imaginação.

Na abertura, “Three Treasures”, Lossing telegrafa uma mensagem urgente com um trio de teclado, que ecoou e amplificou o instrumento de sopro de Stillman, estabelecendo a entonação para uma chamada e resposta entre os instrumentistas, que confiam em cada outro implicitamente. Da evocação dos fumegante blues de fim de noite em “Mai’s”, acariciada pelo baixo do lânguido de Hébert às besliscadas da bateria de Sarin em “Pileatus” e o espaço amplo de “Blind Horizon (For Andrew Hill) ” um tributo contemplativo ao falecido pianista e compositor, “Metamorphism” revelam uma série de mundos cadenciados dentro do singular toque  e estilos composicionais de Lossing.

Faixas: Three Treasures; Sojourn; Metamorphism (For Paul Motian); Mai; Pileatus; Blind Horizon (For Andrew Hill); June Jig; Canto 24. (68:16)

Músicos: Russ Lossing, piano; Loren Stillman, saxofone alto; John Hébert, baixo; Michael Sarin, bateria.

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, como um dos melhores lançados em 2021 com a classificação de 4 estrelas.

Fonte: Cree McCree (DownBeat) 

 

Nenhum comentário: