playlist Music

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

VALENTÍN CAAMAÑO – ALL THE GODS (Tiny Moon Records)

“All the Gods” é o quarto álbum do guitarrista e compositor espanhol Valentín Caamaño, uma gravação que ele descreve como a mais pessoal até o momento. Nos álbuns anteriores, Caamaño revisitou os trabalhos dos boppers (e hardboppers) tais como Thelonious Monk, Charlie Parker e Grant Green. Em “All the Gods”—acompanhado pelo saxofonista Xose Miguelez, pelo baixista Alfonso Calvo e pelo baterista Miguel Cabana— ele atualiza estas influências com um trabalho, majoritariamente, com composições inéditas, que claramente traçam a linhagem delas relativa aos anos 1950 e 1960, criando um álbum repleto de melodias cativantes e envolventes, enriquecidas por um belo toque de cada membro da banda.

Ao longo de “All the Gods”, Caamaño e seus compatriotas apresentam seus indubitáveis talentos em uma segura, mas atenuada forma. Caamaño, Miguelez e Calvo tocam com entusiasmo e riqueza de entonação, que imediatamente envolve, enquanto Cabana alterna entre baquetas e escovinhas, retraindo ou conduzindo para a frente conforme o humor que cada peça requer. Seis das oito faixas são composições de Caamaño, Calvo contribui com "Ambulare" e o quarteto também interpreta "Invitation" do vencedor do Oscar, Bronislau Kaper.

O álbum inicia com "All the Gods", que apresenta algum toque em uníssono da guitarra e do sax tenor. "Struttin' Around" segue uma música que parece saída de uma trilha sonora de um filme da Pantera Cor de Rosa: segura, moderada e furtiva, ancorada no passeio da linha do baixo de Calvo e o suíngue descontraído de Cabana. "You Come Two Beats Late" é um suíngue em tempo médio, apresentando mais toque uníssono de Caamaño e Miguelez sobre o baixo e a bateria, que são sutis e mais efetivos. "Ambulare", suave e relaxado, e "Invitation", uma interpretação em passo rápido com um ritmo motriz e urgente, antes das duas contribuições de Caamaño.

"Safest Place" é a canção mais lenta do álbum e algumas das suas faixas superiores, uma balada sonhadora que apresenta uma belamente controlada performance dos quatro instrumentistas, apresentando um real sentimento para a configuração da balada. Por contraste, "Let it do the Job" encerra o álbum em passo rápido. É uma fatia do divertimento do bop e um prazeroso caminho para encerrar esta desfrutável coleção de músicas lideradas pela guitarra.

Faixas: All The Gods; Struttin' Around; You Come Two Beats Late; Ambulare; Invitation; Safest Place; Let It Do The Job

Músicos: Valentín Caamaño: guitarra; Xose Miguelez: saxofone tenor; Alfonso Calvo: baixo acústico; Miguel Cabana: bateria.

Fonte: Bruce Lindsay (AllAboutJazz)

 

 

Nenhum comentário: