playlist Music

sábado, 29 de outubro de 2022

ANGEL BAT DAWID - HUSH HARBOR MIXTAPE VOL. 1 DOXOLOGY (International Anthem)

 A clarinetista e compositora Angel Bat Dawid veio a ser uma das mais vigorosas e criativas vozes vitais no free-jazz. Sua estreia “Oracle”, em 2019, foi uma coletânea de solo de composições percorrendo e relembrando artistas como Yusef Lateef e Rahsaan Roland Kirk, enquanto seu álbum ao vivo, de 2020, foi exibido na excursão de sua banda.

O último lançamento de Dawid, “Hush Harbor Mixtape Vol. 1 Doxology”, continua a ressonância de “Oracle”. Denominado para os locais secretos onde os escravos veneravam antes da Guerra Civil no Sul, é dedicado à Escrava Anastacia, uma santa folclórica brasileira tipicamente retratada em uma máscara de metal como punição por sua beleza. É um trabalho profundamente envolvente e extraordinariamente referencial.

A presença sinuosa do seu clarinete é uma força orientadora através de 12 faixas, providenciando um ansioso tributo sem palavra para os históricos temas de suas canções. O número de abertura “Corn+Rowzz” observa uma melodia lírica no clarinete, tocada sobre uma cortina agourenta do sintetizador, enquanto a presença da voz de Dawid através de um vocoder (NT: é um instrumento analisador e capaz de sintetizar a voz humana. Ele funciona como um codificador vocal. Sua função principal no campo de música é de tornar a voz humana numa voz sintetizada) no número seguinte, “Negro Hamlet”, fragmentos das suas referências encantatórias de canções spirituals proto-negro.

A sutil subversão da instrumentação acústica através do uso do vocoder, sintetizadores e programação de bateria providencia um fascinante emolduramento para a histórica narrativa improvisada de Dawid.

Enfim, “Hush Harbor Mixtape Vol. 1 Doxology” é uma gravação de imensa profundidade, um trabalho de imaginação apaixonada e tentativa de fazer senso ao visto através do presente momento de improvisação.

Faixas: Corn=Rowzz; Negro Hamlet; Sunday Meeting Of Colored People In Chicago; “Goree,” Or Slave–Stick; Heathen Practices At Funerals; Black Family, Beaufort, South Carolina, 1862; Jumping The Broom; El Quitrin–The Joy of Livin; Mama Bet; A Young Negress, Studying The Game Of Ouri; Husband Of The Queen Of Walo, Wolof; Negroes Leaving Their Home. (44:56)

Músicos: Angel Bat Dawid, vocais, clarinete, sintetizadores.

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, como um dos melhores lançados em 2021 com a classificação de 4 estrelas.

 Fonte: Ammar Kalia (DownBeat)

Nenhum comentário: