playlist Music

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

BEN AYLON – XALAM (Riverboat Records)

O baterista israelense e percussionista, Ben Aylon, é fascinado pela música Africana, particularmente as tradicionais do Senegal e Mali, assim ele criou um trabalho de bateria que apresenta 10 diferentes instrumentos de percussão. Ele, também, toca xalam (NT: é um instrumento musical de cordas tradicional da África Ocidental com 1-5 corda), tão bem quanto djeli ngoni, uma variação do xalam do Mali. As melodias de Aylon compostas para “Xalam”, que ele gravou com o falecido mestre senegalês do sabar (NT: O sabar, que se originou com o povo serer, é um tambor tradicional do Senegal. É geralmente tocado com uma mão e um bastão), Doudou N’diaye Rose, iniciando, em 2013, uma mistura de sons da África, do Oriente Médio, rock, reggae e mais, dentro de uma agradável paisagem sonora.

A faixa título inicia o programa com melodias entrelaçadas em xalam e cadências estabelecidas por Rose e cinco outros mestres do sabar. Toques atmosféricos de Aylon no baixo elétrico dá o tom em uma aura sobrenatural. Suas multifaixas nos xalams e baixo elétrico tocam ondulantes   laços que comanda “Café Touba”, acentuando a melodia com a percussão manual. A vocalista convidada, Amy Scako, conhecida como a Tina Turner do Mali, fornece vívidas ornamentações ao híbrido do r&b de “Jonibenina”. Toques de funk (“Benn Takamba”), blues (“Hulem Belibe”) e mesmo música country (“SeneGambia, Part 2”) completam o trabalho com apelo internacional.

Faixas: Xalam; Hulem Belibe; SeneGambia (Part 1); SeneGambia (Part 2); Alafia; Benn Takamba; Jonibenina; Café Touba; Mon Lov. (42:56)

Músicos: Ben Aylon, xalam, djeli ngoni, ngoni bass, kamele ngoni, percussão, sintetizador baixo, baixo elétrico; Aveva (2), Khaira Arby (5), Amy Scako (7), vocal; Doudou N’diaye Rose, Birame N’diaye Rose, Moustapha N’diaye Rose, Ibou Galo, Dourfal N’diaye, Ousainou Mbaye, sabar (1); Ian Aylon, guitarra (5).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=9gMslvq3IsY

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, como um dos melhores lançados em 2021 com a classificação de 4 estrelas.

 Fonte:  j. poet (DownBeat) 


Nenhum comentário: