playlist Music

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

BOLA SETE - SAMBA IN SEATTLE : LIVE AT THE PENTHOUSE 1966-1968

O guitarrista brasileiro Bola Sete é um ícone entre os músicos e possui muitos fãs no jazz e na música brasileira. Em 1959, após se estabelecer com seis álbuns, Sete emigrou para os Estados Unidos tocando na rede Sheraton ao longo do país. Ele juntou-se à banda de Dizzy Gillespie em San Francisco, então trabalhou com Vince Guaraldi e, finalmente, estabeleceu-se como solista e líder de orquestra, evidenciado belamente, em 1966, no “Bola Sete at the Monterey Jazz Festival”. A abordagem arguta de Sete casa, sem emendas, o clássico e as tradições brasileiras, com o jazz moderno, balanços latinos, MPB, pop Anglo e improvisação suingante. Posteriormente, ofertas como “Ocean” de 1975 (posteriormente “Ocean Memories” sob o nome de Sete, Djalma De Andrade) e “Jungle Suite” de 1985 – tão bem quanto um lançamento póstumo pelo selo da sua viúva, Anne Sete, Samba Moon -- oferece uma estética mais experimental, mas sustentável.

Esta caixa com três discos na Tompkins Square foi produzida por Zev Feldman da Resonance Records. Ele protegeu estas faixas não lançadas anteriormente, belamente gravadas em fitas cassetes no famoso arquivo da Penthouse. Através de três performances anuais, o trio permanece o mesmo: Sete nas guitarras com o baixista Sebastião Neto e o baterista Paulinho Magalhães. O material reflete envolvente repertório preenchido com sucessos de bossa e samba, peças clássicas e algumas canções do jazz e do pop, algumas executadas em solo (Há poucas duplicações). O Disco Um oferece um verão fumegante de "Consolação" de Baden Powell, onde todas as forças do trio estão expostas. Há suingante interação das faixas através do samba, blues e hard bop. Após duas peças de Bach, Sete apresenta sua imortal composição original "Soul Samba". A fluidez do seu toque comanda o percussionista a dobrar o tempo conforme Neto extrapola as mudanças. O Disco Um encerra com uma interpretação solo deslumbrante da icônica "Malagueña" de Ernesto Lecuona. O Disco Dois, de 1967, é inteiramente diferente. A leitura de Sete para "The Shadow of Your Smile" de Johnny Mandel exibe espetacular improvisação melódica. Ele segue com uma, possivelmente, dançável tomada "Satin Doll" de Duke Ellington em forma de bossa. A abordagem solo para "Manhã de Carnaval" de Luiz Bonfá revela suas raízes no afoxé, música clássica e suíngue. O meio da sessão é preenchido com músicas brasileiras, incluindo "Samba De Orfeu" de Tom Jobim e "Samba de Verão" de Marcos Valle, antes de encerrar com brilhantes improvisações em canções clássica e flamenco. O concerto de 1968 inicia com o trio fulgurante através de "Tristeza" de Haroldo Lobo, antes de Sete interpretar uma versão terna de "Corcovado" de Jobim. O samba clássico de Powel, "Deve Ser Amor", e a melancólica "Consolação" são interpretadas com intensidade feérica. "O Barquinho" de Roberto Menescal é executada com calor e humor, enquanto "One Note Samba" de Jobim balança em seu caminho para uma vivaz "Satin Doll".

“Samba in Seattle” oferece uma qualidade de som espetacular. Seu encarte contém fotos raras da coleção de Anne, entrevistas de Feldman com ela e Carlos Santana (responsável pelas guitarras de Sete), e ensaios e reflexões pelo historiador Greg Casseus, os músicos George Winston e Lalo Schifrin e uma reimpressão do ensaio de John Fahey, em 1976, para a Guitar Player. Sete foi um guitarrista inovador. Sua música está merecendo maior reconhecimento e estudos. Esta fantástica caixa oferece plenas evidências para uma maior reconsideração.

Faixas – Disco 1

1 Consolação (Vinícius de Moraes / Baden Powell) 04:59

2 Meditação (Antônio Carlos Jobim / Newton Mendonça) 04:34

3 Prelude No. 1 (Heitor Villa-Lobos) 03:33

4 Soul Samba (Bola Sete) 03:53                

5 Deve Ser Amor (Vinícius de Moraes / Baden Powell) 07:47

6 Valsa de Uma Cidade (Antônio Maria / Ismael Neto) 06:24

7 Garota de Ipanema (Antônio Carlos Jobim / Vinícius de Moraes) 05:05

8 Malagueña (Ernesto Lecuona) 05:48

Faixas - Disco 2

1 The Shadow of Your Smile (Sage Francis / Johnny Mandel) 04:26

2 Satin Doll (Duke Ellington / Billy Strayhorn) 08:32

3 Spanish Dance No. 5 (Enrique Granados) 03:54

4 Prelude No. 3 in A Minor (Heitor Villa-Lobos) 05:08

5 Manhã de Carnaval (Luiz Bonfá / Antônio Maria) 03:12

6 A Felicidade (Antônio Carlos Jobim / Vinícius de Moraes) 01:28

7 Samba de Orfeu (Luiz Bonfá / Antônio Maria) 02:04

8 Samba de Avião (Antônio Carlos Jobim) 04:50

9 Samba de Verão (Marcos Valle / Paulo Valle) 04:59

10 Valsa de Uma Cidade (Antônio Maria / Ismael Neto) 08:30

11 Asturias (Isaac Albéniz) 05:15

12 Partita in E Major, BWV 1006a_ III. Gavotte 'en Rondeau' (Johann Sebastian Bach) 04:18

13 Flamenco Fantasy (Bola Sete) 07:53

 Faixas - Disco 3

1 Tristeza (Haroldo Lobo / Niltinho) 05:15

2 Corcovado (Antônio Carlos Jobim) 06:10

3 Deve Ser Amor (Vinícius de Moraes / Baden Powell) 07:47

4 Consolação (Vinícius de Moraes / Baden Powell) 06:27

5 O Barquinho (Ronaldo Bôscoli / Roberto Menescal) 05:33

6 One Note Samba (Antônio Carlos Jobim / Newton Mendonça) 04:36

7 Satin Doll (Duke Ellington / Billy Strahorn) 06:07

8 Recuerdos de la Alhambra (Francisco Tárrega) 02:57

 Fonte: Thom Jurek (AllMusic)

 

 

Nenhum comentário: