playlist Music

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

FRANCESCO CINIGLIO - THE LOCOMOTIVE SUITE (Whirlwind)

A despeito do título do segundo álbum do baterista/compositor, Francesco Ciniglio, como líder, “The Locomotive Suite”, não embarrilham para frente com agressividade, resolução ou envolve a complexidade para seu propulsivo interesse. Simplicidade sutil e enganosa é o modus operandi de Ciniglio.

Em parte, o álbum caracteriza-se através do frescor da sua paleta textural, incluindo os sabores característicos do argiloso clarinete baixo de Matteo Pastorino e o toque suave do vibrafonista Alexis Valet. A banda de Ciniglio é pan-global, com pátinas musicais e referencia os pontos livremente, perambulando das raízes italianas aos ares de New Orleans e adiante.

Breve interlúdios e configurações de linhas em sua docemente integrada suíte, como quando na abertura “Laura Martina” seguem na faixa mais longa, “Locomotive”, repleta com ecos de apitos de trem e variando as sombras da locomoção rítmica. A agitação poética no estudo de bateria-com-escovinhas de “The Turtle” lidera os contornos dramáticos da faixa digna de prêmio do álbum, “Concern In The Background”, uma melodia com entonação à la Ornette Coleman, que flutua em cima de uma pulsação com estimulante suingue, que hipnoticamente desacelera, encerrando com um tema de oito notas na abertura do álbum.

Faixas: Laura Martina; Locomotive; Arlene’s March; Capitano; Self-Made Man; The Turtle; Concern In The Background; 945 St. Nicholas Avenue; Mon Ange. (44:00)

Músicos: Francesco Ciniglio, bateria; Raynold Colom, trompete, flugelhorn; Matt Chalk, saxofone alto; Matteo Pastorino, clarinete baixo; Alexis Valet, vibrafone.

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, como um dos melhores lançados em 2021 com a classificação de 4 estrelas.

 Fonte: Josef Woodard (DownBeat) 

 

Nenhum comentário: