playlist Music

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

SAM PILNICK’S NONET PROJECT - THE ADLER SUITE (Next Level)

Inspirado pelo Adler Planetarium em Chicago, o saxofonista tenor Sam Pilnick compôs uma suite em nove partes, concebidas para evocar uma viagem no espaço e seu retorno. “The Adler Suite” — algumas faixas suingam vigorosamente, algum clássico moderno, uma espécie de arredondamento — alcança sua missão. Os segmentos estendem a vigorosa “Squawk Box”, um excitante exemplo da afinidade de Pilnick para profundidades harmônicas mais baixas; “Revolving Twins” uma expressiva mistura de metais e saxofones que ganha em poder, beirando a ira; “Silver Light, uma balada apresentando o trompete melancólico de Emily Kuhn e “House Of The Missives (Pismis-24) ”, um complexo rock exibindo a explosiva percussão de Matthew Smalligan e a guitarra tocante de Ben Cruz, tem seu momento mais fino

Referências superficiais nos locais como alusão de “Star Eyes” em “Star Launch”, uma faixa que apresenta o virtuosismo do saxofone de Max Bessesen. Porém, regras de originalidade, culminando em “Falling Backwards”, que evoca um astronauta amedrontado, empolgado com o retorno à Terra. A mão esquerda do pianista Meghan Stagl inicia a faixa final, que atravessa uma paleta sonora dos saxofones, o trombone flamejante de Euan Edmonds e os acordes calorosos de Stagl. Esta música não é psicodélica, mas é uma viagem.

Faixas: Squawk Box; Star Launch; Revolving Twins; Silver Light; Constant Companion; House Of The Massive (Pismis-24); A Light Year; Expanding Universe; Falling Backwards. (55:01)

Músicos: Max Bessesen, saxofone alto; Ben Cruz, guitarra; Ben Dillinger, baixo; Euan Edmonds, trombone; Ted Hogarth, saxofone barítono; Emily Kuhn, trompete; Sam Pilnick, saxofone tenor; Matthew Smalligan, bateria; Meghan Stagl, piano.

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, como um dos melhores lançados em 2021 com a classificação de 4 estrelas.

Fonte: Carlo Wolff (DownBeat)  


 

Nenhum comentário: