playlist Music

sábado, 22 de outubro de 2022

SINNE EEG & THE DANISH RADIO BIG BAND - WE’VE JUST BEGUN (BFM Jazz)

Uma vocalista vivaz com uma premiada e modesta presença no palco, a vocalista dinamarquesa, Sinne Eeg, tem sido uma colaboradora preferida da Danish Radio Big Band. Ela já se apresentou com a orquestra para dois álbuns de Natal, mas “We’ve Just Begun” marca um salto maior neste relacionamento. Com Eeg creditada na metade das 10 faixas do álbum, o projeto é um lançamento impressionante, que exibe seus atributos como compositora e vocalista, cuja entonação plena e polida, soa calorosamente arredondada em cada registro.

O trompetista dinamarquês, Jacob Riis, não toca no álbum, mas escreveu metade dos seus arranjos, servindo particularmente bem a Eeg bem em seu material inédito. Ela compôs a letra e a música para uma deliciosa balada à la Ellington, “Like a Song”, e a ascendente Jensen e a maré vazante das palhetas, ternamente, abraça os ondulantes contornos da melodia. O premiado compositor e arranjador dinamarquês, Peter Jensen, contribuiu com três arranjos, incluindo a contagiantemente suingante faixa título (composição de Eeg com a letra de Mark Winkler e Shelley Nyman) e o animado standard dinamarquês, “Talking to Myself”, uma peça de Eeg lançada primeiro, uma década atrás, em seu álbum, “Remembering You”.

Enquanto, ainda está se apresentando às audiências estadunidenses, Eeg forjou profundos laços na cena de jazz jazzística de Los Angeles. Ela dedica o álbum ao grande saxofonista e arranjador de Los Angeles, Roger Neumann, que faleceu em 2018 na idade dos 77 anos. Ele contribuiu com dois dos mais impressionantes arranjos: uma versão adocicada de “Detour Ahead” realçada pelo maravilhoso solo de flauta de Nicolai Schultz, e uma tomada divertidamente erótica em “Comes Love”. Mantendo o tema em execução de novos começos, o álbum encerra com o arranjo de Riis para o empoderado gospel em “To a New Day”, que apresenta letras de Eeg adicionadas a uma música do pianista dinamarquês Martin Schack. É uma conclusão, adequadamente, celebratória para um álbum de uma das principais vocalistas de jazz de quaisquer continentes.

Faixas: We’ve Just Begun; Like a Song; Those Ordinary Things; Talking to Myself; Hvorfor er Lykken Sa Lunefuld; My Favorite Things; Samba em Comum; Detour Ahead; Comes Love; To a New Day.

Músicos : Sinne Eeg: vocal, compositora, arranjadora; Nikolai Bogelund: maestro; Dave Vreuls: trompete; Bjarke Nikolasjsen: trompete; Thomas Kjergaard: trompete; Mads la Cour: trompete; Gerard Presencer: trompete; Lars Vissing: trompete; Peter Fuglsang, Nicolai Schultz, Hans Ulrik, Anders Banke, Frederick Menzies, Anders Gaardmand, Jan Harbeck: saxes; Peter Dahlgren: trombone; Vincent Nilsson: trombone; Kevin Christensen: trombone; Annette Saxe: trombone; Jakob Munck: trombone; Henrik Gunde: piano; Per Gade: guitarra; Kaspar Vadsholt: baixo; Seren Frost: bateria. Músico convidados – Rune Harder Olesen: percussão (3); Luis Conte: percussão (7); Sille Grenberg, Birgitte Soojin, Ninna Milner Juel, Maja Hanghoj, Alice Carreri: coro (7).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=6JslrI8Om-4

Fonte: ANDREW GILBERT (JazzTimes)

 

Nenhum comentário: