playlist Music

sábado, 1 de outubro de 2022

STEVE PATRICK AND THE MUSIC CITY ORCHESTRA – REFLECTIONS (Green Hill Productions)

 

De volta a 1960, tecnologias de som e avanços sobre gravação/engenharia em estúdio foram se desenvolvendo rapidamente. Selos tais como Solid State e Command Records produziram gravações brilhante e acusticamente aprimoradas, muitas feitas em estúdio de Nova York tais como o grande trompetista Doc Severinsen. Estas companhias alavancadas pelos avanços técnicos para incrementar os talentos das gravações dos artistas. Como resultado, foi um tempo ricamente musical para compradores de gravações.

Com “Reflections”, o trompetista Steve Patrick, um antigo e ardoroso admirador de Severinsen, apresenta dez músicas de qualidade abrangente, beleza e balanço. Cada uma  delas está, igualmente, estabelecida no grande cancioneiro estadunidense ou em um tema familiar do cinema, modernizado, revigorado e apresentado em um estilo que se ajusta perfeitamente no modelo clássico dos anos 1960.

Uma ardorosa "After You've Gone" lança o trabalho com a sonoridade do instrumento de Patrick fazendo a chamada e a banda respondendo com energia feérica. Três adoráveis baladas, todas tomadas diretamente, trazendo andamentos lentos, "Stardust", "Love Story" e "Unforgettable", que, na última, apresenta Mark Broussard delicadamente manejando funções de Nat King Cole. Cada uma destas baladas demonstra o perfil de Patrick para este tipo de música e os soberbos talentos texturais desta banda de classe mundial em estúdio.

O talento e habilidades musicais de Patrick são vastos. Extensa liderança permanente na cena dos estúdios em Nashville, lhe tem dado todas ferramentas—pureza, entonação convidativa, abrangência nas notas altas, grande improvisação e impecável abordagem vocal para seu fraseado e respeito por execução sem canto. Os arranjos de Calvin Turner destacam o líder, enquanto graciosamente permite a banda e outros solistas brilharem também. A banda suinga e pisa no acelerador na impulsiva seção média em "Almost Like Being in Love". Um clarinete sombrio lidera uma blueseira "Stormy Weather" com um saboroso solo de guitarra de Court Clement. "Laura" de David Raskin é uma tomada à la Stan Kenton—suntuosa e aguda. A vocalista Missi Hale interpreta a enigmática "My Funny Valentine" com emocionante propensão. A bela "The Summer Knows" de Michel Legrand é um adorno dourado que ata o arco da sessão.

Em 7 de Julho de 2022, o trompetista e líder da banda do Tonight Show, Doc Severinsen celebrou seu 95º aniversário. Seria um grande presente para ele ouvir este álbum maravilhoso e impetuoso. Ele saberia, seguramente, que seu legado no trompete está, para o futuro, nas melhores mãos.

Faixas: After You've Gone; Stardust; Love Story; Unforgettable; Almost like Being in Love; Stormy Weather; Laura; Stompin' at the Savoy; My Funny Valentine; The Summer Knows.

Músicos: Steve Patrick: trompete; Mike Haynes: trompete; Keith Smith: trompete, flugelhorn; Jeff Bailey: flugelhorn; Mark Douthit: saxofones alto e tenor; Jeff Coffin: saxofones tenor e barítono, clarinet, flauta; Erik Graton: flauta; Barry Green: trombone; Matt Jefferson: trombone baixo;Scott Williamson: bateria; Craig Nelson: baixo acústico; Jason Webb: piano, celesta,vibrafone; Court Clement: guitarra elétrica; Mark Broussard: vocal; Missi Hale: vocal.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=pc1VL6tC2FY

Fonte: Nicholas F. Mondello (AllAboutJazz)

Nenhum comentário: