playlist Music

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

ADAM O’FARRILL - VISIONS OF YOUR OTHER (Biophilia)

Durante a década passada, o trompetista e compositor Adam O’Farrill estabeleceu-se como uma voz líder no jazz. Agora, em sua terceira gravação, seu quarteto “Stranger Days” está, também, começando a cimentar seu status entre os atuais grupos de elite. A última gravação deles, “Visions of Your Other”, marca uma mudança pessoal endiabrada, o saxofonista tenor Xavier Del Castillo substituindo o vigoroso Chad Lefkowitz-Brown, mas a profunda harmonia do grupo e a interação reflexiva permanecem. O entrelaçamento das linhas entre os instrumentos de sopro cria um complexo contraponto e harmonias contrastantes, enquanto o baixista Walter Stinson e o baterista Zack O’Farrill (irmão de Adam) geram entusiasmo, deslocando os ritmos que conduzem a banda.

Um senso de cinemática sustenta as composições de “Visions”. Às vezes, a influência é direta. As motivações de “Kurosawa at Berghain” de Stinson são claras, e a faixa título, composta por O’Farrill, toma indicações de uma linha de diálogo no filme de 2012, “The Master” de Paul Thomas Anderson (estrelando Joaquin Phoenix e Philip Seymour Hoffman). Em outros momentos, o sentimento cinemático é mais abstrato. Em seu impulso e sensibilidade, “Inner War” sente-se como a introdução para um elenco de um drama. “Hopeful Heart” mistura outras inspirações, combinando motivação de D.H. Lawrence com uma tomada de “stakra” de Ryuichi Sakamoto. Em torno de 38 minutos, a gravação é curta como um dos primeiros LPs, mas a música aponta claramente para o futuro com seu toque ardente. 

O’Farrill, 27, emergiu com longas sombras. Seu avô é o lendário pioneiro do jazz cubano Chico O’Farrill. Seu pai é o renomado Arturo O’Farrill, líder da Afro-Latin Jazz Orchestra e sua mãe é a estimada pianista clássica Alison Deane. Ainda entre três excelentes gravações com o Stranger Days e a lista de trabalhos estelares como acompanhante de bandas de artistas como Mary Halvorson (Code Girl), Rudresh Mahanthappa (Bird Calls) e de Anna Webber (Idiom), O’Farrill construiu sua própria música inovativa.

Faixas

1 stakra 4:01     

2 Kurosawa At Berghain 7:40     

3 Inner War 6:55             

4 Ducks 5:34     

5 Hopeful Heart 7:36     

6 Blackening Skies 7:11 

 Músicos : Adam O'Farrill: Trompete; Xavier Del Castillo: Sax Tenor; Walter Stinson- Baixo; Zack O'Farrill- Bateria.

 Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 https://www.youtube.com/watch?v=AtawoiSyiNc

 Fonte : MARTIN JOHNSON (JazzTimes)

 

 

Nenhum comentário: