playlist Music

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

CALEB WHEELER CURTIS – HEATMAP (Imani Records)

O termo mapa de calor pode descrever todas as espécies de coisas — do tráfico de página da web ao mapa geográfico e mais. É apropriadamente aplicado aqui, quanto Caleb Wheeler Curtis, que atua não apenas como saxofonista, mas como compositor, reunindo-se ao pianista Orrin Evans, ao baixista Eric Revis e ao baterista Gerald Cleaver para um trabalho para o qual eles trazem a temperatura para cima e para baixo. Através das 10 faixas, Curtis dá aos seus colegas plenitude de espaço. Por exemplo, não atua no sax até termos dois minutos e cinquenta segundos da faixa título. Quando ele o faz, Evans segue ao lado dele com uma desafiadora contramelodia, todos estabelecem, outra vez, a saborosa atuação da seção rítmica formada por Revis e Cleaver.

A firme e tranquila interação entre Curtis e Evans não deveria ser qualquer surpresa. Os dois tocaram juntos em “Captain Black Big Band” do pianista baseado em Filadélfia, com Curtis aparecendo em ambas as bandas que compuseram os álbuns nominados ao Grammy, “Presence” e “The Intangible Between”.

Curtis compôs a música para “Heatmap” no MacDowell Colony, um programa de residência do artista em Peterborough, New Hampshire, onde ele passou quatro semanas no ano passado. Ele desenvolveu um trabalho que deixa amplo espaço para os marcantes improvisadores do álbum explorarem e inventarem.

Em “Tossed Aside”, Curtis diminui a velocidade do tempo para evocar ativamente o sentimento de encontrar a si mesmo em cada estado, e Evans contribui com um solo atencioso em torno da marca intermediária. Em outro lugar, “Trees For The Forest” parece uma reflexão de arredores idílicos onde esta música foi composta. A telepatia entre os membros do quarteto é palpável aqui, tão bem quanto em “Limestone”, que começa como deslizamento, não muito, uma simples melodia servindo como uma assombrosa vitrine para Revis.

Curtis eleva o tempo para encerrar o álbum com “C(o)urses”, no qual os quatro inflamam através de uma melodia frenética, intercambiando solos mas nunca sai dos trilhos. Finalmente, em “Spheres”, Evans inicia fascinantemente com padrão circular ao piano antes de Curtis saltar, tocando de forma alongada, quase notas nervosas antes, profundas na canção, dos dois iniciarem um pouco para desconstruir, com Evans despejando o ocasional acorde batendo e Curtis duplicando algum desafio, notas altas impetuosas. Recomendado.

Faixas: Heatmap; Tossed Aside; Surrounding; Limestone; Splinters; Trees For the Forest; Trembling; Whisperchant; C(o)urses; Spheres.

Músicos: Caleb Wheeler Curtis: saxofone; Orrin Evans: piano; Eric Revis: baixo; Gerald Cleaver: bateria.

Fonte: Daniel Margolis (DownBeat) 

 

 

Nenhum comentário: