playlist Music

terça-feira, 1 de novembro de 2022

GREG SKAFF / RON CARTER /ALBERT ‘TOOTIE’ HEATH – POLARIS (Smoke Sessions smkj003)

Greg Skaff não dirige, frequentemente, o ônibus. Melhor conhecido por seu trabalho em trios de órgão, ele frequentemente confinou o acompanhamento responsável, o que significa que sua vivacidade é prazerosamente angular, a entonação, como Jim Hall, não é tão imediatamente reconhecível como deveria ser. Esta é uma sessão que muito proximamente não aconteceu, mas foi comprimido apenas quando Nova York estava indo a lockdown. “Tootie” Heath deveria estar tocando em um tributo da Lincoln Center ao seu irmão Jimmy, mas foi cancelado. Ele decidiu fazer um encontro com Skaff, entretanto, reunindo-o com Carter após muitos anos.

O baterista chegou tarde para o trabalho, que é a razão para existir duas versões de “Little Waltz”, uma das mais conhecidas composições do baixista. O trabalho também inclui “Lady Of The Lavender Mist” de Duke Ellington, apresentada aqui com refinamento primoroso.

Porém, este não é o único recurso da banda. Eles movimentaram-se rápido através de “Paris Eyes” de Larry Young, um simples aceno para o repertório de um trio de órgão, e a abertura “Old Devil Moon” está balançada com considerável vigor. A composição de Skaff, “Mr. R.C.” e “Polaris” são brilhantes, límpidas e muito diretas em seus manifestos. A faixa título, também, referencia o grupo, desde o North Star é um sistema triplo que nos vem como uma simples fonte de luz. È uma ótima metáfora para a impermeabilidade do trio.

Inevitavelmente, alguém gasta bastante tempo de audição de contramelodias de Carter e o altamente musical toque da bateria de Heath. Porém, Skaff faz sua presença contar e, no encerramento, com “Ill Wind”, exibe ser um solista de alguma substância.

Faixas: Old Devil Moon; Angelica; Little Waltz; Paris Eyes; Yesterdays; Mr. R.C.; Lady Of The Lavender Mist; Polaris; Caminando; Little Waltz; Ill Wind. (56.40)

Músicos: Greg Skaff, guitarra; Ron Carter, baixo; Albert “Tootie” Heath, bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=DdEO5RE0JDo

Fonte: Brian Morton (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: