playlist Music

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

JOHANNES WALLMANN - ELEGY FOR AN UNDISCOVERED SPECIES (Shifting Paradigm)

Johannes Wallmann e Dayna Stephens trabalharam juntos em quatro álbuns, iniciando com “The Town Musicians” em 2015. Suas vozes entrosam-se extremamente bem. O romantismo profundamente sentido do saxofonista é um complemento ideal para as frequentes e enlevadas composições do pianista. Stephens, majoritariamente, aqui, toca saxofone tenor, embora ele assuma o adorável EWI (instrumento de sopro eletrônico) ocasionalmente para um interlúdio embaralhado e sintetizado. O citado romantismo está plenamente exposto em “Elegy For An Undiscovered Species”, onde um poderoso quinteto, que inclui a trompetista Ingrid Jensen, o baixista Nick Moran e a baterista Allison Miller, e é incrementado por uma orquestra por uma orquestra de cordas com 14 membros. Não espere uma coletânea de baladas soporíferas, entretanto, com Miller por trás da banda. Seu suíngue marcial está a pleno vapor, conduzindo a banda com graça e vigor. Quando Moran assume o baixo elétrico em “Expeditor”, os dois criam um balanço de movimento de cabeça, que inspira Wallmann e Jensen, a orquestra pulsando atrás deles. Em “Longing”, por contraste, as cordas tomam a liderança, carregando a melodia ao longo da segunda metade com apenas o baixo, bateria e piano minimalista.

Faixas: Two Ears Old; In Three; Expeditor; Longing; The Greater Fool; Two Ears Old (Reprise). (58:09)

Músicos: Johannes Wallmann, piano; Dayna Stephens, saxofone tenor, EWI; Ingrid Jensen, trompete; Nick Moran, baixo; Allison Miller, bateria; orquestra de cordas (Michael Dolan, maestro).

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=JtKbX14W_Js

Nota: Este álbum foi considerado, pela DownBeat, como um dos melhores lançados em 2021 com a classificação de 4 estrelas.

Fonte:  Brian Morton (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: