playlist Music

domingo, 27 de novembro de 2022

MATTHEW SHIPP - ROB BROWN - THEN NOW (Rogue Art)

O duo de piano e saxofone de Matthew Shipp e Rob Brown tem uma história musical, que data de três décadas desde ”Sonic Explorations (Cadence, 1988)”, mas eles têm gravado nesta formação , moderadamente, apenas lançando um outro álbum, “Blink of an Eye (No More Records, 1997)”. O balanço que desenvolveu o início das suas carreiras de gravação não saiu da sincronização, a despeito do intervalo entre os projetos. Em “Then Now”, a maturidade e a proficiência acumulada do par realizam uma reunião satisfatória.

As oito peças improvisadas reconhecem as complexidades de linguagem que Shipp e Brown têm, individualmente, desenvolvido sobre o tempo, mas, em cada caso, uma fundação lírica e acessível suporta a música. Turbulência retumbante, frequentemente, bica a superfície dentro de peças individuais tais como em "Then Now #2" e "Then Now #8" mas, especialmente, esta não é a postura do álbum. A clareza com que Brown e Shipp expressam as ideias improvisadas é proeminente. A mais é intrigante é "Then Now #4"; as linhas apaixonadas do alto de Brown resistem aos trechos bifurcados de Shipp no teclado antes de gerar intensidade. Cada instrumentista tem uma faixa solo. Shipp na muito breve "Then Now #5" e Brown em "Then Now #7."

“Then Now” é inflexível. As improvisações não esclarecem, mas incessante e alegremente oscilam de uma sequência de conceitos para outros. Se há uma estratégia aqui, não está tudo claro, poderia ser capitalizado na capacidade de Shipp e Brown para focar profundamente e na extensão para agregar elementos de sua música sem perder a visão de cada um.  Não há nenhuma premeditação de conversas frente a frente entre os dois, mas um caleidoscópio de cores em constante mudança, algumas em entonações tranquilas, outras ofegantes. “Then Now” é surpreendentemente difícil e melodicamente elegante em igual medida.

Faixas : Then Now #1 - #8.

Músicos: Matthew Shipp: piano; Rob Brown: saxofone alto.

Fonte: Karl Ackermann (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: